https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/issue/feed Revista Ponto de Vista 2023-09-01T07:49:19-03:00 Prof. Dr. Leo Tiradentes pontodevistacoluni@ufv.br Open Journal Systems <p align="justify">A Revista Ponto de Vista&nbsp; (ISSN 1983-2656) surgiu como um espaço para a expressão daqueles, que não só veem a educação como um instrumento para o desenvolvimento do país, mas também a concebem como um processo contínuo de estudos, descobertas e criações que devem ser compartilhadas. Com uma periodicidade semestral, propõe-se preferencialmente subsidiar o trabalho, a formação e a atualização dos profissionais de ensino, promovendo a interlocução e a reflexão nas diversas áreas do saber. Esse é o compromisso da revista PONTO DE VISTA que convida educadores e ou outros profissionais de diferentes áreas e níveis de ensino, a enviarem para publicação, artigos, resenhas, relatos de experiências entre outros.</p> https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16510 Editorial da revista 2023-08-31T08:15:46-03:00 Gabriel Henrique Sperandio gabriel.sperandio@ufv.br Deise Morone Perigolo deise.perigolo@ufv.br 2023-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15678 Ruralidade e Alfabetização financeira no interior do Ceará 2023-07-20T12:07:23-03:00 Maria Vanessa Silva dos Reis vanessareis6622@gmail.com Robério Telmo Campos roberiotcampos@gmail.com <p>Considerando a crescente complexidade de transações financeiras diárias ante panoramas macroeconômicos sempre mais desafiadores, a evidência &nbsp;do analfabetismo financeiro, não apenas, suscita pontos importantes para a política, mas, também, tem implicações no comportamento financeiro daquele que vive na zona rural de &nbsp;economias emergentes, pois são alvos fáceis da assimetria de informações. Este estudo &nbsp;tem como <em>locus</em> de pesquisa a zona rural do Município de Capistrano – Ceará, com vistas a analisar o nível de alfabetização financeira do meio rural, uma vez que estes possuem participação significativa na economia local e brasileira. Com efeito, pretendeu-se alcançar este objetivo por meio da identificação dos perfis socioeconômico e demográfico da pessoa rural capistranense, da análise do perfil financeiro e da mensuração do nível de alfabetização financeira. A coleta de dados se deu por meio de demanda direta de campo, com a aplicação de 175 questionários no ambiente sob análise. Como método, recorreu-se à análise de <em>clusters</em>, com a hipótese, constante na literatura internacional, de que o cidadão residente no meio rural possui baixa propensão a integrar o grupo com alto nível de alfabetização financeira. Os resultados demonstraram que os pesquisados guardam baixo nível de alfabetização financeira, partindo da formação de três grupos homogêneos na análise de agrupamentos (baixo, médio e alto nível de alfabetização financeira). Tais resultados tornam-se relevantes para o desenvolvimento de estratégias ou ações focalizadas para o meio rural e suas especificidades.</p> 2023-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15727 Incursões ao Modelo dos Campos Semânticos (MCS) a partir de um episódio em aula de Trigonometria 2023-06-14T16:05:55-03:00 Rodolfo Chaves rodolfochaves20@gmail.com Ligia Arantes Sad aransadli@gmail.com Deborah Pereira Domingues deborahcapanema@gmail.com <p>Neste artigo, fruto de uma pesquisa de abordagem descritiva, de natureza qualitativa, que adota o estudo de caso como procedimento metodológico, discute-se ideias pertinentes ao Modelo dos Campos Semânticos e sua potencialidade na compreensão de aspectos relevantes às atividades de ensino e de aprendizagem. Traz incursões a pressupostos do referido Modelo a partir de um episódio de aula, em um curso de formação de professores de matemática, considerando diálogos a respeito de equações trigonométricas, numa disciplina formativa. O método adotado às falas foi o de leitura plausível, com vistas a realizar-se produções de significados dos atores, efetuando-se uma análise epistemológica. Não limitando-se a apresentar um procedimento de resolução ou um recurso didático ao tema, o referido episódio permitiu observar que o ator <em>Professor</em> focou a produção de significado como aspecto central da aprendizagem, na qual os objetos matemáticos não foram tomados como um fim, mas como uma possibilidade a um exercício dialógico de base epistemológica, a partir do Modelo dos Campos Semânticos, em um processo de formação de professores.</p> 2023-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista