Comprometimento Institucional: um modelo interpretativo para o serviço público brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i2.10537Resumo
As peculiaridades encontradas no setor público brasileiro demandam pesquisas direcionadas ao entendimento dos fenômenos do comportamento organizacional. Destarte, o objetivo central desta pesquisa é avaliar um modelo interpretativo do comprometimento institucional, que melhor explique o comportamento dos servidores públicos. A revisão bibliográfica engloba os construtos Engajamento no Trabalho, Satisfação no Trabalho e Articulação de Valores Pessoais e Valores Organizacionais. O modelo foi testado em amostra composta de n = 902, por meio de uma survey online, disposta em escala do tipo Likert. Os dados foram analisados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais (MME). As três hipóteses do modelo inicial, bem como a equação do modelo integrativo foram confirmados. O modelo estrutural que trouxe o melhor ajuste foi o terceiro (R2 = 47,5% e Q2 = 0,207). Como contribuição teórica o trabalho apresenta, ainda, que o construto Articulação dos Valores Organizacionais e Valores Pessoais exerce papel mediador e o construto Engajamento no Trabalho é um antecedente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.