O papel das associações comunitárias na promoção da confiança do cidadão em instituições públicas
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10764Resumo
Este estudo busca compreender como as associações comunitárias influenciam o desenvolvimento da confiança da população nas instituições públicas, na perspectiva de vários atores envolvidos e em quatro dimensões de análise: participação, percepção do papel das associações, dimensão política e democracia. As associações comunitárias, ao se tornarem mais ativas e mais próximas da realidade local, pressupõem a construção e o fortalecimento da confiança e dos mecanismos de cooperação e comunicação. A triangulação dos dados foi utilizada como estratégia metodológica, baseada em análise de documentos, entrevistas, observação direta e aplicação de questionários. Percebeu-se que não há alinhamento na compreensão do papel das associações de moradores por parte de cidadãos, gestores públicos e presidentes de associações. Observou-se também que a participação da comunidade nessas associações ainda é muito baixa, o que dificulta seu desempenho e sua capacidade de gerar capital social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.