Processos de trabalho da assistência estudantil no ensino superior: uma percepção dos assistentes sociais da Universidade de Brasília (UnB)
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10796Resumo
Na última década ocorreu uma expansão e democratização das vagas no ensino superior público do Brasil. Essa expansão ampliou os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, demandando uma ampliação nos programas de assistência estudantil. Entretanto, o crescimento da assistência estudantil nas universidades não tem sido compatível com a sua demanda, gerando problemas de gestão e falta de recursos e infraestrutura. O objetivo da pesquisa é analisar os processos de trabalho dos assistentes sociais na assistência estudantil. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário semiaberto para a equipe de assistentes sociais em um estudo de caso para a Universidade de Brasília - UnB. O instrumental analítico foi a análise de cluster. Os resultados desta pesquisa indicaram que existem poucos fatores positivos nos processos de trabalho na assistência estudantil da UnB, sugerindo a necessidade de intervenções em diferentes aspectos, afim de acompanhar as transformações ocorridas nas universidades públicas brasileiras.
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