Divulgar para quê? Índice de disclosure e a importância atribuída por doadores e gestores à divulgação voluntária de informação
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10943Resumo
- Objetivo da pesquisa: Analisar se o índice de disclosure via website praticado por entidades sem fins lucrativos mostra-se alinhado à importância atribuída por doadores e gestores à divulgação voluntária de informações.
- Enquadramento teórico: Teoria da Divulgação.
- Metodologia: Foi construído um índice de disclosure (WDI) e aplicados questionários aos doadores e às entidades do projeto Clique Esperança, em Campo Grande/MS, a fim de examinar a percepção desses dois grupos acerca da importância da divulgação de informações.
- Resultados: Os achados evidenciam que o nível médio de divulgação de informações gerais é de 56,51%, de informações contábeis é de apenas 7,69% e o de informações de desempenho é de 19,23%, embora exista uma alta convergência entre as percepções de doadores e gestores sobre a importância dessas informações. Ainda, observou-se o alinhamento parcial entre essas percepções e os índices praticados, sendo alto o grau de alinhamento das informações gerais e baixo grau de alinhamento de informações contábeis e desempenho.
- Originalidade: Conciliação das percepções dos gestores e dos doadores sobre a importância da divulgação em websites.
- Contribuições teóricas e práticas: Aborda a interação entre doadores/doações e entidade/divulgação e também na otimização das práticas de divulgação de informações, reduzindo a assimetria informacional.
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