Atuação da Auditoria Interna nas Universidades Federais Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11151Resumo
Objetivo do trabalho:
Analisar as atividades desenvolvidas, no âmbito das universidades públicas federais brasileiras, do ponto de vista da própria unidade.
Metodologia:
Esta pesquisa, do tipo censitária, possui natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se de análise documental dos dados obtidos através da Lei de Acesso a Informações, do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna, organizados e tabulados por meio do software Excel®.
Resultados:
Nas 63 universidades federais pesquisadas foram planejadas 1.052 atividades e os resultados obtidos demonstram que as atividades desenvolvidas visam os Controles da Gestão e possuem como foco, principalmente, as auditorias de gestão e operacional. Mais de um terço das atividades desenvolvidas estão ligadas ao assessoramento a gestores, acompanhamento da implementação de recomendações dos órgãos de controle e emissão de relatórios, demonstrando a proatividade deste departamento com a gestão.
Originalidade:
Busca evidenciar as práticas deste órgão, mesmo que focada em seus componentes, em um ambiente que envolve grandes volumes financeiros e impactam no desenvolvimento da sociedade e produção de conhecimento.
Contribuições teóricas e práticas:
Comprova que o foco dos trabalhos desenvolvidos pela Auditoria Interna moderna não consiste somente em avaliar os controles internos, mas todo o processo de gestão de riscos e governança da entidade no intuito de atender as necessidades da organização e assessorá-la, conforme prevê a literatura acadêmica e normativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.