O Emprego das Mídias Sociais no Policiamento: Um Estudo sob a Lente da Prática
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11535Resumo
Objetivo da pesquisa: Explicar de que forma e com que finalidade as mídias sociais são empregadas no policiamento sob a lente da prática.
Enquadramento teórico: A Teoria da Estruturação e a Teoria Ator-Rede foram utilizadas como lentes teóricas para examinar processos e práticas organizacionais a partir de uma visão sociotécnica das redes de conexões empreendidas por atores humanos e não humanos.
Metodologia: Realizou-se um estudo de caso construtivista instrumental com foco em uma questão específica em relação ao fenômeno ao invés do caso em si. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, observação participante e documentos. A análise se deu por meio de narrativa e de codificação com auxílio do software Atlas TI.
Resultados: As MS são empregadas no policiamento como fonte aberta de dados. Quanto a finalidade, são empregadas na comunicação institucional, para fortalecimento da imagem e na comunicação interna para agilizar os fluxos informativos. Também, para redução das lacunas de informação possibilitando o acesso imediato a dados. As MS funcionam como um amálgama reduzindo distâncias geográficas e hierárquicas contribuindo para o fortalecimento do espírito de corpo.
Originalidade: Ao invés de iniciar a pesquisa assumindo que as MS são empregadas para evoluir e melhorar a relação com o cidadão em uma determinada estratégia de policiamento, é necessário primeiro compreender como e para que as MS estão sendo utilizadas pelos policiais.
Contribuições teóricas e práticas: Apresenta-se um modelo do uso das MS no policiamento e a identificação da interatividade e da disponibilidade de dados como as características destacadas desse uso. Também, subsídios para uma melhor instrumentalização do uso das MS pelas polícias militares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.