O Emprego das Mídias Sociais no Policiamento: Um Estudo sob a Lente da Prática

Autores

  • Mirian Assumpção e Lima Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0003-4144-1112
  • Maria Alexandra Cunha Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11535

Resumo

Objetivo da pesquisa: Explicar de que forma e com que finalidade as mídias sociais são empregadas no policiamento sob a lente da prática.

Enquadramento teórico: A Teoria da Estruturação e a Teoria Ator-Rede foram utilizadas como lentes teóricas para examinar processos e práticas organizacionais a partir de uma visão sociotécnica das redes de conexões empreendidas por atores humanos e não humanos.

Metodologia: Realizou-se um estudo de caso construtivista instrumental com foco em uma questão específica em relação ao fenômeno ao invés do caso em si.  Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, observação participante e documentos. A análise se deu por meio de narrativa e de codificação com auxílio do software Atlas TI.

Resultados: As MS são empregadas no policiamento como fonte aberta de dados. Quanto a finalidade, são empregadas na comunicação institucional, para fortalecimento da imagem e na comunicação interna para agilizar os fluxos informativos. Também, para redução das lacunas de informação possibilitando o acesso imediato a dados. As MS funcionam como um amálgama reduzindo distâncias geográficas e hierárquicas contribuindo para o fortalecimento do espírito de corpo.

Originalidade: Ao invés de iniciar a pesquisa assumindo que as MS são empregadas para evoluir e melhorar a relação com o cidadão em uma determinada estratégia de policiamento, é necessário primeiro compreender como e para que as MS estão sendo utilizadas pelos policiais.

Contribuições teóricas e práticas: Apresenta-se um modelo do uso das MS no policiamento e a identificação da interatividade e da disponibilidade de dados como as características destacadas desse uso. Também, subsídios para uma melhor instrumentalização do uso das MS pelas polícias militares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alexandra Cunha, Fundação Getúlio Vargas

Possui graduação em Administracao (1987) e Informatica (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD por 4 anos. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2014 e é bolsista produtividade do CnPQ.

Downloads

Publicado

2022-01-08

Como Citar

Assumpção e Lima, M., & Cunha, M. A. (2022). O Emprego das Mídias Sociais no Policiamento: Um Estudo sob a Lente da Prática. Administração Pública E Gestão Social, 14(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11535

Edição

Seção

Artigos