Motivação para coprodução do bem público: proposta de uma escala
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11607Resumo
Objetivo da pesquisa: O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para mensurar os aspectos que motivam o cidadão a participar na coprodução do bem público (CBP), por meio das organizações da sociedade civil (OSC).
Enquadramento teórico: A pesquisa utiliza como base teórica diversas lentes da coprodução, porém com enfoque na prestação de serviços públicos. Utiliza, ainda, a literatura sobre construção e validação de escalas.
Metodologia: O estudo percorreu etapas exploratórias e descritivas. A fase exploratória envolveu uma revisão integrativa da literatura e geração de itens. A fase descritiva detalhou os procedimentos utilizados para construção e validação da escala. Os dados foram analisados por meio software SPSS25® e R (pacote lavaan).
Resultados: A escala é composta por 4 dimensões e 12 itens, sendo gerada a partir de 174 questionários. Os resultados apontam, entre outras coisas: o cidadão acredita que sua participação na CBP melhora os serviços ofertados à sociedade; ele está mais disposto a coproduzir em atividades que beneficiam à comunidade onde reside; e participam porque veem outras pessoas participando.
Originalidade: O instrumento desenvolvido é capaz de facilitar a implementação do processo de coprodução, por refletir aspectos motivacionais do cidadão e apontar que não há um modelo ou formato único para as diferentes formas de coprodução. O estudo avança na literatura da CBP ao tentar responder o seguinte questionamento: O que motiva o cidadão a participar na CBP por meio das OSC? O esforço realizado na pesquisa ajudará tanto gestores públicos e sociais, bem como estudiosos do tema, a construírem repostas para a indagação.
Contribuições teóricas e práticas: Além de buscar preencher uma lacuna da literatura, a escala pode ser útil a gestores públicos e de OSC que pretendem implementar uma gestão baseada na CBP e pode informar sobre estratégias de incentivos utilizadas para aumentar a participação dos cidadãos na prestação de serviços públicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.