The Relation Between Corporate Philanthropy and Territorial Development in Brazil: Mapping the Corporate Social Managers’ Perspectives

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DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11704

Resumo

Objetivo da pesquisa: Caracterizar e discutir o investimento social corporativo focado no desenvolvimento territorial no Brasil.

Marco teórico: Filantropia corporativa e relações comunitárias corporativas.

Metodologia: Abordagem narrativa baseada em uma dupla estratégia de coleta de dados: entrevistas semi-estruturadas e grupo focal.

Resultados: Três narrativas principais para dar sentido ao papel do investimento social corporativo na promoção do desenvolvimento territorial: (i) capacidades institucionais e participação social; (ii) e alinhamento do investimento social corporativo às políticas públicas; e (iii) valor compartilhado e licença social para operar.

Originalidade: Uma compreensão abrangente da abordagem territorial para projetos de desenvolvimento implementados por investidores sociais corporativos no Brasil.

Contribuições teóricas e práticas: Contribuições para a literatura sobre filantropia corporativa, relações comunitárias corporativas e, sobre a agenda de desenvolvimento territorial no Brasil. Implicações práticas sobre os papeis e responsabilidades das empresas e seus impactos no desenvolvimento territorial e, por outro lado, do investidor social corporativo e sua contribuição para o desenvolvimento das localidades onde uma empresa atua.

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Publicado

2022-01-08

Como Citar

Menezes Pagotto, L., Xavier Nicolletti, M. ., & Monzoni, M. (2022). The Relation Between Corporate Philanthropy and Territorial Development in Brazil: Mapping the Corporate Social Managers’ Perspectives. Administração Pública E Gestão Social, 14(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11704

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Seção

Artigos