The Relation Between Corporate Philanthropy and Territorial Development in Brazil: Mapping the Corporate Social Managers’ Perspectives
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11704Resumo
Objetivo da pesquisa: Caracterizar e discutir o investimento social corporativo focado no desenvolvimento territorial no Brasil.
Marco teórico: Filantropia corporativa e relações comunitárias corporativas.
Metodologia: Abordagem narrativa baseada em uma dupla estratégia de coleta de dados: entrevistas semi-estruturadas e grupo focal.
Resultados: Três narrativas principais para dar sentido ao papel do investimento social corporativo na promoção do desenvolvimento territorial: (i) capacidades institucionais e participação social; (ii) e alinhamento do investimento social corporativo às políticas públicas; e (iii) valor compartilhado e licença social para operar.
Originalidade: Uma compreensão abrangente da abordagem territorial para projetos de desenvolvimento implementados por investidores sociais corporativos no Brasil.
Contribuições teóricas e práticas: Contribuições para a literatura sobre filantropia corporativa, relações comunitárias corporativas e, sobre a agenda de desenvolvimento territorial no Brasil. Implicações práticas sobre os papeis e responsabilidades das empresas e seus impactos no desenvolvimento territorial e, por outro lado, do investidor social corporativo e sua contribuição para o desenvolvimento das localidades onde uma empresa atua.
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