Humanization and Perception of Effectiveness of Brazilian Healthcare System

Autores

  • Claudia Pontes Ferreira FUCAPE Business School
  • Sérgio Augusto Pereira Bastos FUCAPE Business School

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12317

Resumo

Objetivo da pesquisa: Identificar os fatores de humanização que influenciam a percepção da efetividade dos serviços de saúde no Brasil por usuários (pacientes, acompanhantes e membros da família) e profissionais de saúde (médicos, assistentes, e quaisquer outros profissionais direta ou indiretamente ligados à realização dos serviços) da área.

Enquadramento teórico: Seis diretrizes da Política Nacional de Humanização (NHP) deram origem a possíveis construções, que são analisados sob a lente teórica da Teoria da Autopoiese. Metodologia: Os dados são tratados quantitativamente a partir de um levantamento de percepções tipo survey com uma amostra não probabilística. A análise fatorial exploratória determinou oito fatores de humanização.

Resultados: As evidências indicaram que os fatores Atenção Profissional, Atenção Relacional, Clínica Expandida e Valorização das Habilidades Técnicas dos Trabalhadores estão positivamente relacionados à efetividade dos serviços de saúde brasileiros. Além disso, existem diferenças nas percepções dos usuários e profissionais de saúde sobre a efetividade da humanização nos serviços de saúde.

Originalidade: A partir de diretrizes de uma política pública, por meio de pesquisa quantitativa inédita são evidenciados os fatores que formam o construto da humanização nos serviços de saúde.

Contribuições teóricas e práticas: Os resultados contribuem para a questão da humanização nos serviços de saúde, principalmente em cenários de estresse do sistema de saúde, como uma epidemia ou pandemia, o que exige ações substantivas nas dimensões social, técnica e política dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Pontes Ferreira, FUCAPE Business School

Mestre em Administração pela FUCAPE Business School com mais de 20 anos de experiência em consultoria e treinamentos no apoio à gestão e relacionamento com o cliente, vendas e marketing e liderança em empresas de diversos segmentos e como gestora de equipes de atendimento e vendas, focando na importância das relações interpessoais para a melhoria da saúde emocional das pessoas e da fluidez dos trabalhos nas organizações.

Especialização em Marketing Empresarial pela Cândido Mendes e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha,  Sócia da Pontes Serviços desde 2005, atua como instrutora e consultora no apoio à gestão em empresas de segmentos diversos, e como parceira do SENAC - ES e do Instituto Euvaldo Lodi -IEL/ES. Atualmente fornece serviços de consultoria e treinamento com ênfase na área de Humanização na Saúde.

Além do trabalho na área de educação, atuou na Incortel / Cyrela como Gestora Comercial de Empreendimento, como Gestora Executiva de Contas (dentro do cliente CST, atual Arcelor Mittal Tubarão) pela MP Publicidade e, gerenciando ações de comunicação interna da Companhia, e na Rede Tribuna de Comunicações, como Gerente de Assinaturas e Contato Publicitário. É sócia administradora da Pontes Serviços .

Acredita que a humanidade precisa de pessoas que se comprometam a agir para construir um mundo melhor; que essa é uma responsabilidade de todos e começa nas pequenas coisas, partindo da compreensão individual de que todo ato em algum momento impacta no outro e que cada indivíduo deve compreender a importância de seu papel no mundo, na sua vida social, pessoal e profissional.

Sérgio Augusto Pereira Bastos, FUCAPE Business School

Atualmente, é professor associado da FUCAPE Business School, Departamento de Administração, e consultor de empresas (Substantiva Consultoria).

 

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Áreas de interesse principais: estratégia e desempenho; estratégias políticas empresariais, ou seja, a interseção entre a estratégia empresarial e as políticas públicas, com destaque para as indústrias reguladas; governança corporativa; alianças e redes estratégicas; gestão de desempenho; gestão de stakeholders; e gerenciamento de projetos.

 

Possui vivência profissional em planejamento e acompanhamento de desempenho com destaque para análises estratégicas, governança, avaliações de ativos, orçamento e custos. Desenvolveu e implementou mudanças no modelo de gestão de inúmeras empresas com ênfase em redirecionamento estratégico, planejamento, sistemas de informações, redesenho de processos e capacitação. Atuou em ambientes de intensa mudança organizacional e reestruturação de negócios. Liderou projetos de consultoria de gestão para organizações de médio e grande porte em diversos segmentos de negócio. Trabalhou para: IBM, PwC, Mesbla, O Globo e Accenture.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Pontes Ferreira, C., & Pereira Bastos, S. A. (2022). Humanization and Perception of Effectiveness of Brazilian Healthcare System. Administração Pública E Gestão Social, 14(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12317

Edição

Seção

Artigos