Humanization and Perception of Effectiveness of Brazilian Healthcare System
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12317Resumo
Objetivo da pesquisa: Identificar os fatores de humanização que influenciam a percepção da efetividade dos serviços de saúde no Brasil por usuários (pacientes, acompanhantes e membros da família) e profissionais de saúde (médicos, assistentes, e quaisquer outros profissionais direta ou indiretamente ligados à realização dos serviços) da área.
Enquadramento teórico: Seis diretrizes da Política Nacional de Humanização (NHP) deram origem a possíveis construções, que são analisados sob a lente teórica da Teoria da Autopoiese. Metodologia: Os dados são tratados quantitativamente a partir de um levantamento de percepções tipo survey com uma amostra não probabilística. A análise fatorial exploratória determinou oito fatores de humanização.
Resultados: As evidências indicaram que os fatores Atenção Profissional, Atenção Relacional, Clínica Expandida e Valorização das Habilidades Técnicas dos Trabalhadores estão positivamente relacionados à efetividade dos serviços de saúde brasileiros. Além disso, existem diferenças nas percepções dos usuários e profissionais de saúde sobre a efetividade da humanização nos serviços de saúde.
Originalidade: A partir de diretrizes de uma política pública, por meio de pesquisa quantitativa inédita são evidenciados os fatores que formam o construto da humanização nos serviços de saúde.
Contribuições teóricas e práticas: Os resultados contribuem para a questão da humanização nos serviços de saúde, principalmente em cenários de estresse do sistema de saúde, como uma epidemia ou pandemia, o que exige ações substantivas nas dimensões social, técnica e política dos serviços de saúde.
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