Policy Capacity: Um Conceito Polissêmico no Âmbito da Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12384Resumo
Objetivo da Pesquisa:
O presente trabalho de natureza bibliográfica objetivou analisar o conceito de capacidade estatal para a produção de políticas públicas sob dois aspectos: frentes de pesquisa e identificação da base intelectual seminal.
Enquadramento Teórico:
A capacidade de uma resposta célere e eficaz credita qualidade à gestão pública e, a partir disso, amplia o capital político dos agentes governamentais, em vista da legitimidade alcançada. Nesse sentido, o presente trabalho estrutura-se em torno da análise do conceito das capacidades dos agentes governamentais para a produção de políticas públicas, uma tradução livre do conceito de policy capacity.
Metodologia:
A pesquisa tem por natureza uma abordagem quantitativa, baseada na análise bibliométrica de trabalhos acadêmicos. Os dados bibliográficos foram extraídos da coleção principal da Web of Science (WoS). Para a análise dos dados bibliométricos foram utilizados dois softwares - o VOSviewer e o Iramutec.
Resultados:
Os resultados identificaram duas perspectivas enfoque-resultados - a processual e a estrutural - em diversas instâncias de governo, inclusive em relação às bases intelectuais dos três autores com trabalhos mais referenciados no conjunto da pesquisa realizada. Ainda em relação ao contexto das bases intelectuais foi verificado que os três autores mais referenciados abordam temas atinentes à governança e suas aplicações, também passíveis de serem delimitadas em aspectos processuais e estruturais.
Originalidade:
A pesquisa analisa, e contextualiza, um conceito recorrente na nova agenda no âmbito dos trabalhos acadêmicos sobre Administração Pública. Assim, a partir da elucidação do que denominou-se nestre trabalho de duas macro perspectivas de convergência em relação às falhas e sucessos na análise de ações voltadas a resolução de problemas da gestão pública, há uma oferta de insigths para a redução da polissemia do termo. Por decorrência, os resultados auxiliarão um melhor enfoque do conceito nos estudos futuros.
Contribuições Teóricas e Práticas:
Os dois aspectos encontrados como delimitantes da abordagem da capacidade governamental, o processual e o estrutural, no escopo das frentes de pesquisa existentes, bem como as bases intelectuais ativas sobre a temática são relevantes à redução da polissemia existente em torno do conceito de policy capacity.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.