Identificação Organizacional Cooperativa: a influência de um Novo Construto sobre o Clima Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12392Resumo
- Objetivo da pesquisa: Analisar a influência da identificação organizacional cooperativa sobre o clima organizacional.
- Enquadramento teórico: Teoria da Identidade Organizacional (Ashforth, & Mael, 1989)
- Metodologia: Foi realizada uma survey a partir de uma escala de Identificação Organizacional construída especificamente para as cooperativas juntamente com uma escala reduzida de clima organizacional adaptada transculturalmente para as cooperativas. A análise dos dados foi realizada com abordagem quantitativa, utilizando as técnicas de análise fatorial exploratória e confirmatória.
- Resultados: A análise de caminhos estruturais revelou que o construto ‘Ajuste ao Grupo’ é o que mais influencia o Clima Organizacional. O modelo final validado combinou um construto de segunda ordem, 4 construtos de primeira ordem e 17 variáveis. Os resultados finais do modelo demonstraram que o Clima Organizacional é 83,7% explicado por seus aspectos Afetivo, Cognitivo e Instrumental.
- Originalidade: As cooperativas possuem diversas características que as diferenciam de sociedades convencionais, e por isso necessitam de construtos teóricos adequados a sua realidade. As características diferenciadoras das cooperativas são autodeclaradas mundialmente, mas não foram estudadas a partir da Teoria da Identidade Organizacional.
- Contribuições teóricas e práticas: A presente pesquisa desenvolve um novo construto e escala denominados Identidade Organizacional Cooperativa. A escala de Clima Organizacional foi traduzida e adaptada transculturalmente para a realidade das cooperativas brasileiras.
- Palavras-chave: Identidade Organizacional. Identificação Organizacional. Clima Organizacional. Cooperativas. Cooperativas de Crédito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.