Fatores associados aos erros de previsão orçamentária da receita do setor público
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12945Resumo
Objetivo da pesquisa: O erro de previsão foi verificado sob a perspectiva de fatores políticos e fatores econômicos, tendo como objetivo verificar quais fatores podem estar associados aos erros de previsão da receita orçamentária do setor público
Enquadramento teórico: Este trabalho se apoia na teoria econômica das expectativas adaptativas, que indica que os agentes econômicos formulam expectativas para o futuro baseando-se em fatos pretéritos.
Metodologia: A amostra da pesquisa abrange todos os municípios brasileiros, no período de 2015 a 2018. O modelo utilizado foi de dados em painel e o método de estimação foi via efeitos fixos com estimador robusto de White.
Resultados: Os resultados indicam que os municípios que erram hoje tendem em média continuar errando no futuro, e assim causando, por exemplo, a superestimação da receita, podendo então prejudicar a execução das despesas, provocando um aumento do déficit público, aumento de despesas inscritas em restos a pagar entre outros problemas. A implicação destes resultados indica, sobretudo, que os municípios, antes de se preocuparem com questões exógenas para gerenciar este erro de previsão, devem se preocupar com fatores internos como melhores modelos de previsão.
Originalidade: Este trabalho se diferencia dos demais, pois utiliza de fatores políticos econômicos, testando se essas variáveis se associam ao erro de previsão em municípios do Brasil.
Contribuições teóricas e práticas: Este estudo evidencia informações relevantes do erro contínuo de previsões orçamentárias, permitindo assim que os gestores públicos municipais avaliem futuras decisões dos recursos que serão previstos para execução de produtos e serviços ofertados a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.