Dados Abertos Governamentais e Mobilidade Urbana: Análise Comparada de Buenos Aires e Rio de Janeiro

Autores

  • Giulia Garcia Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0984-4969
  • José Carlos Vaz Universidade de São Paulo
  • Ricardo Matheus Delft University of Technology
  • Jayo Martin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i4.13111

Resumo

Objetivo da pesquisa: Caracterizar e interpretar as estratégias para uso e disponibilização de dados abertos de mobilidade urbana em duas metrópoles latino-americanas, Buenos Aires e Rio de Janeiro, entendidas como casos relevantes para o estudo da abertura de dados de mobilidade urbana no contexto regional, por conta de suas características e trajetórias de gestão, uso e abertura de dados.

Enquadramento teórico: Incorporou os principais modelos analíticos e explicativos sobre as estratégias e instrumentos de abertura de dados governamentais, com destaque para o modelo de Cinco Estrelas de Berners-Lee e os 15 Princípios de Dados Abertos do Opengovdata.

Metodologia: Baseou-se em um estudo de caso coletivo aplicado a dois casos, conforme Robert Stake (1995), sem prejuízo de sua expansão futura a mais casos.

Resultados: Tanto individualmente – para cada governo local – quanto nas comparações realizadas, foi possível compreender as estratégias utilizadas, bem como sua relação com o contexto e os limites e potenciais da abertura de dados nesse campo. Os casos guardam diferenças entre si, em suas políticas de governo aberto e mecanismos de dados abertos, mas também compartilham elementos comuns, como os tipos de dados de mobilidade urbana disponibilizados e a natureza de algumas estratégias e iniciativas de dados abertos adotadas.

Originalidade: Além da originalidade do modelo teórico, que pode embasar o estudo de outros casos, as análises produzidas aportam uma contribuição original para o estudo da abertura de dados em mobilidade urbana em duas significativas metrópoles latino-americanas.

Contribuições teóricas e práticas: O estudo abre caminho para a aplicação do modelo em outras cidades e para o aprofundamento do conhecimento sobre abertura de dados governamentais de mobilidade urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Garcia, G., Vaz, J. C., Matheus, R., & Martin, J. (2022). Dados Abertos Governamentais e Mobilidade Urbana: Análise Comparada de Buenos Aires e Rio de Janeiro. Administração Pública E Gestão Social, 14(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i4.13111

Edição

Seção

Artigos