Destinação de Bens Públicos: o Dilema do Desfazimento dos Bens da Extinta Rede Ferroviária Federal S.A.
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i4.13269Resumo
Contexto do caso: Este caso de ensino apresenta uma situação vivenciada no setor público, apontando a complexidade de se resolver questões referentes à gestão dos bens públicos, especialmente quanto ao seu desfazimento.
Dilema do caso: No caso particular, os bens móveis não operacionais da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) foram destinados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contudo, a autarquia tem a intenção de realizar o desfazimento desses bens, haja vista serem inservíveis para o desempenho de suas atividades. O discente foi convidado a ocupar a posição da comissão de desfazimento, bem como dos gestores, indicando as possíveis ações para o reconhecimento, mensuração, evidenciação e destinação dos bens provenientes da RFFSA.
Fechamento do caso: No desfecho do caso, recomenda-se que o docente expositor comente, em linhas gerais, sobre como o DNIT vem procedendo em relação ao dilema, abordando tanto as questões contábeis quanto as de escolha da modalidade de desfazimento de bens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.