Innovation in the Ecuadorean public sector during the COVID-19 pandemic: current trends and prospects for future research
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i4.13287Resumo
Objetivo: O objetivo do artigo é identificar os tipos de inovações produzidas por organizações do setor público no Equador durante os primeiros meses da pandemia de COVID-19.
Enquadramento teórico: o estudo se baseia nos resultados de revisões sistemáticas da literatura sobre inovação no setor público para identificar tipos de inovações, antecedentes das organizações, tanto no nível organizacional externo quanto interno, e os resultados das inovações.
Metodologia: O artigo é de natureza exploratória e combina dados quantitativos e qualitativos na análise. Para isso, foi enviado um questionário de pesquisa online aos servidores públicos para identificar as inovações e, em seguida, foi realizada uma entrevista estruturada para conhecer alguns detalhes dos processos de inovação.
Resultados: Os resultados mostram que a maioria das inovações no setor público equatoriano é de natureza vertical e se relaciona com a adoção de tecnologias para apoiar as intervenções existentes. Essas tecnologias, no entanto, vão além daquelas utilizadas para facilitar o teletrabalho. A maioria das inovações ocorre em organizações percebidas como centralizadas, nas quais há suporte contínuo para a inovação. O principal achado desta pesquisa está relacionado à presença de unidades especializadas dentro das organizações do setor público, que apoiam a inovação e auxiliam no desenvolvimento de redes interorganizacionais. Esse tipo de impulso foi negligenciado na literatura e requer mais pesquisas sobre quando e como eles se conectam entre as organizações para facilitar inovações duradouras.
Originalidade: O artigo introduz uma distinção entre organizações que têm interações diretas ou indiretas com clientes ou cidadãos, o que ajuda a avaliar os incentivos que podem ter para inovar. Além disso, o artigo identifica os diferentes tipos de inovações que ocorrem nas organizações do setor público quando se leva em conta essa diferença substantiva.
Contribuições teóricas e práticas: O estudo oferece suporte a constatações feitas em outros contextos, ao mesmo tempo em que traz achados que aprofundam qualitativamente as relações entre características organizacionais, processos de inovação, fatores externos e resultados. Destaca a importância de apoiar e fortalecer unidades de inovação especializadas para aproveitar ao máximo as crises e a reforma estrutural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.