Barreiras de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i4.13376Resumo
Objetivo da pesquisa: O objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre as barreiras de acessibilidade sofridas pelas Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino superior.
Enquadramento teórico: Os artigos foram analisados à luz da Lei Brasileira de Inclusão n. 13.146/2015 para categorizar as suas barreiras de acessibilidade (Urbanísticas; Arquitetônicas; nos Transportes; nas Comunicações e na Informação; Atitudinais; e Tecnológicas).
Metodologia: Para a metodologia, utilizou-se a análise léxica aplicada à Classificação Hierárquica Descendente, associada a Análise de Similitude e Nuvem de Palavras das publicações da SciELO Citation Index, coleção SciELO Brasil, indexadas na base de dados da Web of Science de 2002 a 2019, sendo analisados 45 estudos científicos.
Resultados: Os resultados demonstram a existência de duas classes como tendência para as publicações na área, sendo a primeira voltada para o ensino superior público e privado; e a outra, para Institutos e Universidades Federais. Além disso, há um direcionamento para realização de estudos para PcD visual e auditiva, e a principal limitação evidenciada na literatura é a Barreira nas Comunicações e na Informação.
Originalidade: O presente estudo se torna original por não ter sido encontrado nenhum outro trabalho científico que realizasse uma Meta-Revisão Sistemática de Literatura das publicações em periódicos no Brasil, com o uso de análise de classes realizadas por um sistema de análise qualitativa para o presente tema.
Contribuições teóricas e práticas: Ressalta-se que, normalmente, os trabalhos que utilizam as Barreiras nas Comunicações e na Informação como uma das variáveis em seus estudos, possuem também como variável indicadores de Barreiras Tecnológicas. A principal política pública evidenciada para o ensino superior no país é o Programa Incluir, do Governo Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.