Pesquisa cientométrica da alocação de recursos públicos em diferentes campos do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13436Resumo
Objetivo da pesquisa: Analisar comparativamente quais diferentes campos de conhecimento têm se dedicado ao estudo das dimensões do processo alocativo.
Enquadramento teórico: O estudo compreende a alocação de recursos públicos como as diferentes formas e sistemas de deliberações políticas sobre o processo de criação e distribuição de riquezas da sociedade, que se consubstanciam no orçamento e no planejamento público sob duas dimensões: sociopolítica e econômico-financeira.
Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura de escopo a partir de metadados, aplicando sobre eles análises estatísticas relacionais de pesquisa bibliográfica. Demonstrou-se as características do tópico de estudo escolhido por meio de recursos cientométricos a partir de um fluxo metodológico sistemático. Foram investigados metadados de 3438 artigos, publicados entre 2016 e 2021, presentes na Web of Science, analisados no software VOS Viewer, buscando identificar nessa literatura linhas mestras e lacunas mais visíveis nos diferentes campos do conhecimento.
Resultados: Os estudos enfatizam a dimensão econômico-financeira. Todavia, percebem-se mudanças, em especial, em pesquisas de países europeus e norte-americanos, que têm revelado preocupação com questões socioambientais, ancoradas na dimensão sociopolítica do processo alocativo.
Originalidade: Trata-se de um estudo cuja revisão de escopo é inédita, sobretudo, por considerar uma visão ampla do processo de alocação de recursos públicos em diferentes campos do conhecimento.
Contribuições teóricas e práticas: É salutar a concentração de esforços para o entendimento da temática da alocação de recursos públicos no sentido de verificar quais campos têm produzido estudos sobre suas possibilidades e se tais estudos têm incorporado as diferentes dimensões do processo alocativo. Nessa direção, a pesquisa contribui a partir do momento em que apresenta o que se tem publicado, quem os artigos cocitam, onde publicam, bem como a agenda de pesquisa que tem sido construída.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.