Capacidades Estatais da Administração Política da Inovação Tecnológica no Contexto da Indústria 4.0 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13538Resumo
Objetivo da pesquisa: Analisar as capacidades estatais no Brasil, em âmbito federal, associadas ao desenvolvimento de política de inovação tecnológica no contexto da Indústria 4.0.
Enquadramento teórico: Modelo dicotômico, modificado, das capacidades estatais, fundamentado no institucionalismo e no marxismo.
Metodologia: Realizou-se um survey junto aos profissionais dos ministérios componentes do Conselho Superior da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, obtendo-se 117 questionários respondidos aos quais aplicou-se estatística descritiva.
Resultados: Os resultados sugerem heterogeneidade das capacidades, sinalizando a convivência entre, de um lado, alta escolaridade, alta compatibilidade de formação e trajetória com as funções executadas, adequada coerência interna e coordenação entre os órgãos e, de outro, limitações agudas em termos de condições humanas, financeiras e materiais e resultados discutíveis quanto à interação com atores externos com efeitos potenciais sobre a autonomia do aparato administrativo.
Originalidade: Capacidades estatais para políticas de inovação tecnológica no contexto da Indústria 4.0.
Contribuições teóricas e práticas: Explicita os pontos deficitários para o desenvolvimento de política de inovação em nível federal, possibilitando modificações futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.