“Orixás na agenda pública”: um estudo sobre participação política e religiões de matriz africana em Santana do Livramento - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.13547

Resumo

Resumo:Objetivo da pesquisa: compreender a atuação política de organizações religiosas de matriz africana em Santana do Livramento - RS, por meio da análise da atuação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro (CMPTSL).

Enquadramento teórico: Discussões baseadas na perspectiva histórica das religiões de matriz africana e sua inserção no processo de participação política no Brasil e no RS, bem como, os percursos legais que acompanharam este processo, constituem a base teórica deste estudo.

Metodologia: A pesquisa se caracteriza como exploratória, com abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso e a estratégia de coleta de dados que envolveu o uso de técnicas múltiplas.

Resultados: a criação do CMPTSL é entendida como um grande avanço em termos históricos e normativos. O CMPTSL enfrenta importantes dificuldades no que tange a sua organização e funcionamento, apresentando resistências significativas de participação e de legitimidade.

Originalidade: Este estudo aborda a participação política de organizações religiosas, as quais foram historicamente marginalizadas do ponto de vista social e político incorporando o elemento da transnacionalidade à análise.

Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa contribui para a construção de estudos sobre participação política de segmentos marginalizados e para a inserção da perspectiva de análise transfronteiriça e transnacional contribuindo para diferentes campos de estudo, como Ciência Política, Relações Internacionais e Administração Pública.

 

Palavras-chave:Atuação política, Religiões, Transnacionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Bardesio, G. G. (2023). “Orixás na agenda pública”: um estudo sobre participação política e religiões de matriz africana em Santana do Livramento - RS. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.13547

Edição

Seção

Artigos