Determinantes da Eficiência Relativa da Gestão Pública da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14059Resumo
Objetivo da pesquisa: Identificar fatores determinantes da eficiência nas microrregiões de saúde do Estado de Minas Gerais.
Enquadramento Teórico: A eficiência é um pressuposto da teoria New Public Management. Para a saúde pública a eficiência refere-se em otimizar os recursos de modo que se possa garantir a assistência a toda a população. As características locais podem determinar uma melhor alocação de recursos, impactar na eficiência e no bem-estar da população.
Metodologia: Por meio da regressão Tobit verificou-se o impacto da renda, escolaridade, envelhecimento e crescimento populacional na eficiência relativa da saúde pública das microrregiões de saúde do Estado de Minas Gerais. A eficiência relativa da saúde foi obtida por meio da Análise por Envoltória de Dados - DEA.
Resultados: O índice de envelhecimento e a densidade populacional apresentou impacto negativo na eficiência relativa da saúde. O PIB per capita apresentou impacto positivo sobre a eficiência.
Originalidade: A análise da eficiência na saúde pública limitada aos fatores controlados pelo próprio sistema pode comprometer a geração de justiça social. As características locais podem determinar uma melhor alocação de recursos e impactar diretamente na eficiência da saúde pública.
Contribuições teóricas e práticas: O estudo aborda sobre a geração de justiça social, não somente da saúde pública, mas também relacionadas aos aspectos socioeconômicos. Os fatores contextuais devem fazer parte das políticas públicas de saúde para que se possa garantir a universalidade, a integralidade e a igualdade da saúde pública.
Palavras-chave:Saúde Pública, Eficiência Relativa, Regressão Tobit.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.