Formação de Banca para Concurso Docente e os Princípios da Administração Pública

Autores

  • Priscilla Even Alves Braga Universidade Federal Rural do Semiárido https://orcid.org/0000-0003-4168-5571
  • Maria de Fátima Universidade Federal Rural do Semiárido UFERSA
  • Napiê Galvê Universidade Federal Rural do Semiárido UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14409

Resumo

Objetivo da pesquisa: A pesquisa tem como objetivo analisar a formação de banca de concurso para docente de Instituição Pública Federal de Ensino e identificar possíveis fragilidades no sistema de composição a fim de propor melhorias à luz dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, considerando a autonomia universitária.

Enquadramento teórico: A administração pública passou ao longo dos anos por 3 modelos de gestão: patrimonialista, burocrático e gerencial. Dentro desse contexto, as práticas administrativas eram revestidas de conceitos e critérios que sustentavam os modelos. Partindo dessa premissa, construindo uma breve evolução, chega-se aos concursos públicos e aos princípios constitucionais que devem ser observados em todo contexto da administração pública.

Metodologia: A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado via googleforms e a análise foi feita por meio do software Atlas TI, que permitiu a formação de redes, que identificaram a percepção de candidatos e docentes quanto à forma atualmente adotada na formação de bancas.

Resultados: A análise dos dados sinalizou uma possível deficiência nas práticas adotadas para formação de banca, que podem porventura desencadear ofensa aos princípios constitucionais e práticas de patrimonialismo.

Originalidade: A pesquisa expande a literatura sobre concursos públicos para docente das IFES no Brasil e a consagração dos princípios da administração pública nesse tipo de certame, permitindo a identificação de ofensa aos princípios nos elementos de formação das bancas.

Contribuições teóricas e práticas: Os resultados permitem confrontar os critérios de formação de banca para concurso docente com os princípios da administração pública, identificando quais práticas adotadas podem ser consideradas ofensivas a tais princípios. Nesse contexto, identificados os pontos de ofensa, os gestores podem reformular as práticas adotadas, de forma a uniformizar e melhorar os processos seletivos.

 

Palavras-chave:Concurso público, Princípios da administração pública, Formação de banca, Autonomia universitária.

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

Alves Braga, P. E., Santos Oliveira Duarte, M. de F. ., & Araujo Silva, N. G. (2023). Formação de Banca para Concurso Docente e os Princípios da Administração Pública. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14409

Edição

Seção

Artigos