Determinantes dos Gastos Públicos em Gestão Ambiental nos Municípios da Região Sul do Brasil no Período de 2002 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14580Resumo
- Objetivo da pesquisa: analisar os determinantes dos gastos públicos em gestão ambiental nos municípios do Sul do Brasil no período de 2002 a 2019.
- Enquadramento teórico: Os referenciais teóricos utilizados foram os de políticas públicas e o de gastos públicos ambientais.
- Metodologia: Os dados dos gastos ambientais foram coletados da Secretária do Tesouro Nacional (STN), realizou-se a análise descritiva dos dados e para a análise das variáveis, utilizou-se o modelo econométrico de dados em painel, servindo-se do software Stata®.
- Resultados: As análises apontaram que as variáveis, Receita Recebida e Despesa Total foram as que apresentaram resultados significantes, isto implica que, quanto maior a receita recebida e quanto maior as despesas totais, maior será o gasto ambiental. Destaca-se o estado do Paraná que apresentou o maior gasto ambiental relativo entre os estados do Sul do Brasil.
- Originalidade: O estudo contribui para suprir a lacuna sobre os determinantes do gastos públicos ambientais dos municípios da Região Sul do Brasil, por se trarar de uma importante região do país, com características próprias, destacando-se em atividades industriais e agropecuária, cuja essas atividades são causadoras de impactos ambientais.
- Contribuições téoricas e práticas: contribuir com os estudos sobre os gastos ambientais dos municípios brasileiros, que ainda são muito reduzidos e também contribui para a área ambiental no sentido de acompanhamento das ações e impactos dos gastos ambientais na gestão pública ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.