UMA AVALIAÇÃO DOS ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO DE EQUIPES QUE ATUAM NO GERENCIAMENTO SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Jairo Campos dos Santos Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos
  • Luiza Alves Ribeiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v2i2.4025

Palavras-chave:

, Negociação, Comportamento Gerencial, Desempenho de Equipe, Educação

Resumo

O estudo focalizou os estilos de negociação implementados em dois órgãos da estrutura da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, durante o ano de 2008, com o propósito de verificar se há um estilo típico nas equipes que desenvolvem a gestão educacional frente os desafios existentes. A tendência comportamental em uma negociação foi analisada com base nos Princípios Universais de Negociação, definidos por Roger Fisher (1979) e as influências destes sobre os Estilos de Negociação, propostos por Andrade e colaboradores (2004). Por meio da análise dos dados da pesquisa, com a comparação entre as médias dos grupos e uma visão gráfica (Boxplot), observou-se a presença de dois estilos predominantes em ambas as equipes, ou seja, aqueles que priorizam o compromisso e a cooperação, quando existem conflitos, evidenciando, dessa forma, um padrão no mecanismo de negociação, em nível gerencial, na região pesquisada.

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Publicado

2010-11-22

Como Citar

Campos dos Santos, J., & Alves Ribeiro, L. (2010). UMA AVALIAÇÃO DOS ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO DE EQUIPES QUE ATUAM NO GERENCIAMENTO SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Administração Pública E Gestão Social, 2(2), 135–157. https://doi.org/10.21118/apgs.v2i2.4025

Edição

Seção

Artigos