Dádiva na Gestão de Unidades de Conservação: Um estudo sobre a Participação de Conselheiros do Mosaico Veredas-Peruaçu, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v5i4.4490Palavras-chave:
Democracia, Doação, Gestão CompartilhadaResumo
Em 2002, são criados os Conselhos dos Mosaicos de Unidades de Conservação como uma opção para gestão de áreas protegidas. Esta instância visa unir esforços e dinamizar a integração de Unidades de Conservação. Este trabalho apresenta os resultados de dois anos de criação do Mosaico Veredas-Peruaçu. Por meio de análise de conteúdo das Atas, observação participante e entrevista semiestruturada, discute-se o funcionamento do conselho e a “doação” dos membros. Os dados apontam que o conselho é uma esfera de participação institucionalizada e que a Dádiva está presente. O trabalho amplia as possibilidades de uso do paradigma da dádiva como lente para compreensão da realidade socioambiental brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.