Gestão da Ética: A Experiência da Administração Pública Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4557Resumo
Resumo: Motivado pelo debate internacional sobre governança e pela crescente demanda social por mais ética na administração pública, sobretudo desde1990, após a promulgação da Constituição Federal, este artigo lança luz sobre a gestão da ética e propõe fazer um diagnóstico sobre o Sistema de Gestão daÉtica do Poder Executivo Federal brasileiro a partir de três unidades de análise: orçamento, ferramentas de gestão e participação social. Foi realizada pesquisaqualitativa com análise de conteúdo de 71 atas de reuniões realizadas pela Comissão de Ética Pública, órgão coordenador do referido sistema, entre 2000 e2007. O recorte temporal restringe a análise para o período de transformação dos programas para promover a ética no Executivo Federal em um sistemaestruturante da administração pública. Embora orçamento e ferramentas de gestão tenham sido utilizados em escala crescente, a participação social foi restritaa determinados grupos e não foi efetiva na implementação do sistema.Palavras-chave: gestão da ética, serviço público, governançaDownloads
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Publicado
2014-07-31
Como Citar
Calmon Mendes, A. V., de Macedo Bessa, L. F., & Midlej e Silva, S. de A. (2014). Gestão da Ética: A Experiência da Administração Pública Brasileira. Administração Pública E Gestão Social, 7(1), 2–8. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4557
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Artigos
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