Análise da eficiência dos recursos públicos direcionados à educação: estudo nos municípios do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4614Resumo
Este estudo objetiva analisar a eficiência dos recursos públicos direcionados à educação nos municípios do Estado do Paraná. Para isso realizou-se pesquisa descritiva, conduzida por meio de análise documental e abordagem quantitativa dos dados, com consulta ao banco de dados Finanças Brasil (Finbra) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O universo da pesquisa corresponde aos 399 municípios paranaenses, excluídos aqueles que não possuíam todas as informações propostas para o estudo, resultando em uma amostra de 367 municípios. Para a análise da eficiência, foi utilizado o software Data Envelopment Analysis (DEA). Observou-se que os municípios mais eficientes são aqueles que possuem menos de 30 mil habitantes. Verificou-se também que dentre os 15 municípios menos eficientes do Paraná encontram-se Curitiba e Londrina ? maiores cidades do Estado. Concluiu-se que no que concerne aos recursos públicos direcionados à educação, os menores municípios paranaenses tendem a possuir uma gestão mais eficiente.
Palavras-chave: Teoria das Escolhas Públicas. Gestão Pública. Educação.
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