Transferências Voluntárias da União para os Municípios Brasileiros: Uma Análise da Execução dos Recursos nas Políticas do Setor de Resíduos Sólidos
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5268Resumo
Este artigo analisa a Transferência Voluntária de Recursos da União para os Municípios Brasileiros, destinada ao Setor de Resíduos Sólidos, tendo como objeto de investigação programa temático específico do Plano Plurianual (PPA) Federal 2012-2015. Na pesquisa bibliográfica e documental foram levantados os principais temas e contribuições sobre o assunto, além de consultas a dados orçamentários e financeiros, do Ministério do Planejamento, e do Siga Brasil, sistema do Senado Federal. Os resultados encontrados indicam que, apesar do apoio financeiro prestado pela União, os municípios têm dificuldades para acessar os recursos, pois apenas 1,42% do montante autorizado no período analisado 2012-2015 foi efetivamente descentralizado. Ademais, foi registrado um volume significativo de restos a pagar, evidenciando dificuldades na execução do programa. A situação decorre da conjugação de fatores políticos e administrativos observados na esfera municipal, que repercutem de forma negativa na cooperação intergovernamental e, consequentemente, no cumprimento da Lei n. 12.305/2010.
Palavras-chave:Municípios, Resíduos Sólidos, Transferências Voluntárias Federais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.