Atuação da sociedade no Conselho Nacional de Turismo: demandas e rede de relacionamentos.
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v10i3.5317Palavras-chave:
Conselhos, Redes sociais, políticas públicas, turismoResumo
Para lidar com a complexidade das políticas, a gestão pública tem passado por experiências de interação com os mais diversos segmentos da sociedade organizada. O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo da atuação da sociedade junto às políticas públicas de turismo no espaço do Conselho Nacional de Turismo e a rede que se forma a partir desse conteúdo. Realizou-se análise documental, cujas fontes foram 46 atas de reunião ordinária do CNTUR, de 2003 a 2015. A leitura de cada ata identificou: demandas apresentadas, o conselheiro que propõe cada uma e os conselheiros que comentam. A partir das proposições e reações elabora-se a rede de relações do conselho, identificando a localização de cada ator, centrais e periféricos. Assim, podemos visualizar que muitos dos atores presentes no conselho nunca se manifestaram e poucos são responsáveis pela maioria das proposições, especialmente o Ministério do Turismo e o indicado da presidência da república.Downloads
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Referências
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Publicado
2018-07-01
Como Citar
Alencar, J. L. O., & Junior, E. R. (2018). Atuação da sociedade no Conselho Nacional de Turismo: demandas e rede de relacionamentos. Administração Pública E Gestão Social, 10(3), 170–178. https://doi.org/10.21118/apgs.v10i3.5317
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Seção
Artigos
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