Empreendedorismo Cultural, Aprendizagem e Identidade Territorial: O Desbravamento de Jovens Músicos do Nordeste de Amaralina

Autores

  • Israel Marques Campos UFBA
  • Eduardo Davel EA UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5341

Palavras-chave:

empreendedorismo cultural, educação empreendedora, pedagogia artística, identidade territorial, caso para ensino.

Resumo

Este caso estimula aprendizagem sobre a importância da cultura, da identidade territorial, bem como dos desafios, das necessidades e das potencialidades da arte no processo da educação empreendedora. Relata-se a jornada desbravadora de jovens que se confrontam com a possibilidade de serem empreendedores da música e que precisam lidar com vários desafios: (a) pensar o empreendedorismo como algo coletivo, (b) considerar as singularidades identitárias de seu bairro e (c) conseguir uma qualificação relevante. Subterraneamente, a jornada é de desafios, surpresas e aprendizagens sobre o que significa ser empreendedor da cultura. O caso pode ser útil tanto para gestores culturais, empreendedores artísticos, educadores, quanto para líderes comunitários que busquem fomentar o desenvolvimento local baseado na arte.

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Biografia do Autor

Eduardo Davel, EA UFBA

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Realiza pesquisas e publicações na área de empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, aprendizagem, cultura e emoção nas organizações.

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Campos, I. M., & Davel, E. (2018). Empreendedorismo Cultural, Aprendizagem e Identidade Territorial: O Desbravamento de Jovens Músicos do Nordeste de Amaralina. Administração Pública E Gestão Social, 66–73. https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5341

Edição

Seção

Casos para ensino