Job Crafting na Administração Pública: Estudo em uma Instituição Federal de Ensino no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i2.9644Resumo
Este artigo apresenta pesquisa que analisou a relação entre job crafting e engajamento no trabalho no contexto da administração pública, baseada no modelo Job Demands-Resources (JD-R). O job crafting está relacionado positivamente ao engajamento no trabalho, através de mudanças que os indivíduos realizam em suas tarefas, relações e aspectos cognitivos do trabalho, apresentando-se como um caminho para aumentar a motivação no trabalho. A coleta de evidências deu-se por análise documental, entrevistas semiestruturadas e técnica de complemento de frases realizadas junto a 12 servidores técnico-administrativos de um campus do CEFET/RJ. Os resultados apontam que os servidores: possuem recursos pessoais e de trabalho; há baixa demanda de trabalho; procuram realizar alterações nas suas tarefas, relacionamentos e aspectos cognitivos do trabalho, porém essas alterações melhoram o engajamento apenas nas dimensões absorção e dedicação ao trabalho. Os resultados apontam que aspectos da burocracia dificultam o job crafting, mas é possível implementar práticas para incentivá-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.