Elementos Marcantes da Prestação de Contas Voluntária das 100 Melhores ONGS do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v13i2.9789Resumo
A investigação identificou os elementos presentes na prestação de contas voluntária das “100 Melhores ONGs do Brasil” de 2018 de acordo com o Instituto Doar e Rede Filantropia. A análise considerou cinco dimensões: completude, acessibilidade, transparência, divulgação total e relevância. Fez-se uso da estatística descritiva, com ordenação por quartis conforme o porte das organizações, usando como critério de agrupamento a receita total anual. Com base em um checklist composto por 73 itens, os resultados indicaram que as ONGs utilizam seus websites principalmente para fornecer informações gerais e com o intuito de promover suas ações (relevância), evidenciando menor participação das demais dimensões, achado coerente aos estudos anteriores. Também em consonância à literatura, evidenciou-se que ONGs de maior porte apresentaram maior accountability, excetuando-se a dimensão transparência. O estudo contribui para que ONGs tenham subsídios para melhorar sua prestação de contas, aumentando a confiança de stakeholders e contribuindo para sua sustentabilidade financeira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.