https://beta.periodicos.ufv.br/elo/issue/feedRevista ELO – Diálogos em Extensão2023-08-14T08:22:27-03:00Eloelo@ufv.brOpen Journal Systems<p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Revista Elo – Diálogos em Extensão – </span><strong style="font-size: medium;">ISSN 2317 5451</strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. Lançada em novembro de 2010, a revista é voltada principalmente para a divulgação de artigos científicos relativos à extensão universitária desenvolvidos no Brasil e em outros países. A revista prevê as seções de artigos, relatos de experiência e resenha.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão recebe trabalhos relacionados às seguintes áreas temáticas da extensão universitária: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">O periódico atualmente adota o formato online, primando pela regularidade, qualidade e agilidade no processo de avaliação dos trabalhos submetidos, buscando, assim, alcançar os melhores resultados junto aos órgãos indexadores, mas a Revista ELO – Diálogos em Extensão já está indexada ao: DOAJ, Latindex, </span><span style="font-size: medium;">Google Acadêmico, Sumários, LivRe, Periodicos, Periodicos de Minas, Miar.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">A Revista ELO – Diálogos em Extensão é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral e utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (OJS/SEER), recebendo trabalhos em fluxo contínuo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os interessados devem submeter trabalhos e o acompanhar o trâmite para publicação pelo site www.elo.ufv.br.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Todos os trabalhos enviados para apreciação deverão enquadrar-se na formatação exigida no espaço “SUBMISSÕES ONLINE”, sob pena de não serem analisados quanto ao mérito e conteúdo.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Os Editores reservam o direito de garantir um intervalo de duas edições entre duas publicações de um mesmo autor e/ou de um mesmo grupo de trabalho, projeto ou programa de extensão.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;">Este periódico não faz nenhuma restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é feita com base no sistema de análise “cega” por pares.</span></p>https://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15620Prevenindo o suicídio: relato de projeto de extensão interdisciplinar em educação e saúde2023-05-19T08:23:04-03:00Elainy Silva Camilo LOIOLAelainy.loiola@unir.brElisabete Ferraz SANCHESelisabete.ferraz@ifro.edu.brLuciana Ribeiro CONZluciana.conz@unir.br<p><em>A prevenção do suicídio é uma questão de saúde pública que requer atenção e comprometimento da sociedade. Abrange diversas ações, sendo que profissionais da saúde, educação e mídias sociais são fundamentais nessas tarefas. Desenvolvemos um projeto de extensão para realizar atividades educativas com esse público, visando refletir e sensibilizar sobre diferentes perspectivas do suicídio. Ao longo de quatro encontros com cada grupo profissional, foram realizadas rodas de conversa e vivências grupais. Para isso, usamos recursos didáticos, dinâmicas e textos literários para tratar sobre os fatores de risco e proteção, considerando as especificidades da realidade local, a importância da abordagem do tema nas escolas e a regulação da veiculação de notícias sobre comportamentos suicidas. Além disso, o projeto encerrou com um colóquio que reuniu 252 pessoas e discutiu a prevenção do suicídio como um caminho interdisciplinar de cuidado. Portanto, essa experiência proporcionou espaços de escuta, diálogo e reflexão sobre a problemática do suicídio, além de reconhecer a importância da abordagem interdisciplinar para a prevenção desse fenômeno.</em></p>2023-08-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15404Experiência da extensão universitária em saúde bucal coletiva durante a pandemia da covid-19: desafios e estratégias de superação2023-05-25T08:08:50-03:00Ana Gabriela Souza VIEIRAanagabivieira@hotmail.comVinicius da Silva MORAISvinismr15@gmail.comRhayane da Conceição MONTEIROrhayane.monteiro@hotmail.comLucas Cunha dos Santos GÓESlucascunhadossantosoes@gmail.comAna Luiza Sarno CASTROalscastro@uefs.br<p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A comunicação da Universidade junto à sociedade é estabelecida através das ações da extensão universitária que possibilitam o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento desenvolvido na instituição e a democratização do acesso à informação científica. Diante das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, foi necessário estabelecer novas estratégias para a continuidade das ações extensionistas. Assim, o presente estudo teve como objetivo relatar uma experiência de extensão, a fim de descrever as estratégias adotadas para a viabilização das práticas de educação em saúde durante o período pandêmico. Em decorrência do distanciamento social, optou-se pelo desenvolvimento de atividades virtuais que permitiram dar seguimento ao processo de educação em saúde voltado para a comunidade e a formação acadêmica dos membros da extensão. Mesmo diante da pandemia, a extensão conseguiu superar os desafios e manter o vínculo entre a instituição e a comunidade.</em></span></span></p>2023-06-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15353“LADHAS nas redes”: relato de experiência de uma liga acadêmica da UNIFAL-MG2023-03-06T08:30:09-03:00Anna Luiza ARAÚJOanna.ribeiro@sou.unifal-mg.edu.brCaroline Magrini TURINIcaroline.turini@sou.unifal-mg.edu.brJéssica Aparecida Silva LOPESjessica.lopes@sou.unifal-mg.edu.brAny Karoline Serafim SILVAany.silva@sou.unifal-mg.edu.brEvelise Aline SOARESevelise.anatomia@gmail.com<p><em>A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são patologias muito prevalentes no Brasil, quando não tratadas adequadamente podem ocasionar complicações severas. Neste cenário, nós da Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (LADHAS), identificamos a importância de nos dedicarmos a um projeto de extensão que tenha por intuito a disseminação de informações sobre essas doenças, atendendo, assim à população leiga e acadêmica. Utilizamos como meio de veiculação dessas informações a rede social Instagram. Trata-se de um relato de experiência, denominado de “LADHAS nas redes” realizado por 13 discentes ligantes, responsáveis pela divulgação de informações. Foram produzidas 44 publicações. Tivemos como retorno um total 786 curtidas, 166 envios e 34 salvos. Concluímos que as redes sociais são ferramentas de grande utilidade para veiculação de educação em saúde e devem ser cada vez mais utilizadas.</em></p>2023-03-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15183Ensino híbrido de música: a experiência do projeto “Musicarte”2023-02-24T08:18:26-03:00Luis Antonio Braga VIEIRA JUNIORluis.antonio.ifpa@gmail.comRicharlison Freitas LISBOAricharlison.lisboa@gmail.com<p class="western"><em>O artigo apresenta o relato de um projeto de extensão de ensino híbrido de música, intitulado “Musicarte: Curso de Formação Musical”, realizado na cidade de Tucuruí. O projeto ofereceu 80 vagas divididas em duas turmas de musicalização, com carga horária total de 80 horas. São descritos os recursos produzidos especificamente para o curso, tais como videoaulas, treinos de percepção rítmica e melódica e exercícios teóricos. Também são explicitadas as ferramentas tecnológicas e as atividades pedagógicas do projeto, concluindo com reflexões que emergiram desta experiência de ensino híbrido de música. Implicações</em><br /><em>para a educação musical no formato híbrido são discutidas ao término do artigo.</em></p>2023-04-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15107Utilização de metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa em saúde com uso de óleos essenciais e massagem2023-01-31T08:42:03-03:00Ideon Alves PIRES JUNIORideonjr@outlook.comAna Júlia Ferreira GOMESana.gomes1@ufu.brDavi Ferreira SEGATOdavisegato4@gmail.comMônica Manzi FERNANDESmonicamanzi.enf@gmail.comMaria Antonia CAMPOSmariantoniacampos@outlook.com.brIsabella Azevedo VITALbelavital1@hotmail.comArynne Gabrielle TIBURCIOarynnetiburcio@gmail.comCarla Martins FERNANDEScarla.fernandes@ufu.brGabriela Siqueira Araujo RAMOSgabsaraujo0103@gmail.comSirlene Aparecida Borges VICTORsirlene.victor@ufu.brDeriely Lazara BARBOSAbarbosaderiely@gmail.comRaphaelly Cristiny Bessa LUCIANOraphynha2015@icloud.comPatrícia Costa dos Santos da SILVApatriciacosta@ufu.br<p class="western"><em>O emprego de metodologias ativas no ensino superior na área de saúde possibilita que os estudantes alcancem maior protagonismo no desenvolvimento de ações em saúde. Nesse contexto, este estudo objetivou relatar a experiência do uso da metodologia da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no curso de graduação em Enfermagem. A experiência se deu com 12 alunos de uma instituição de ensino superior pública. No retorno às aulas presenciais, foram realizadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade. A vivência resultou no desenvolvimento de uma ação educativa intitulada “Desatando nós”. Tal ação educativa focou na integralidade da assistência e agregou a todos envolvidos conhecimentos de métodos alternativos para a promoção e para a prevenção de agravos da saúde mental e física por meio do uso dos óleos essenciais e da massagem relaxante.</em></p>2023-03-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/14541Atuação extensionista do laboratório de prototipagem aberta IFMaker Luzerna em 2021 e 2022: os LabMakers como espaços privilegiados para a extensão tecnológica2023-01-09T09:32:22-03:00Illyushin Zaak SARAIVAillyushin.saraiva@ifc.edu.brRodrigo Cardoso COSTArodrigo.costa@ifc.edu.brEduardo BUTZENeduardo.butzen@ifc.edu.brMario WOLFART JR.mario.wolfart@ifc.edu.brFernando Prando DACASfernando.dacas@ifc.edu.brBrenna Raíssa Siqueira SANTOSbrennag3@gmail.comNathan Felipe Beux Oliveira PINTOnathanbeuxpinto@gmail.comMatheus CERUTTImatheusc3rutti@gmail.com<p><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Segundo o Decreto 9283/2018 os Laboratórios Abertos de Prototipagem se destacam entre os Ambientes Promotores de Inovação por efetuarem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas à solução de problemas técnicos ou criação de produtos, serviços e processos inovadores. Concebido através do Edital 35/2020 Setec/MEC e localizado na Incubadora Tecnológica de Luzerna(ITL), o Laboratório IFMaker Luzerna conta com equipamentos de prototipagem de alto nível e equipe própria, atendendo escolas, Startups e indústrias locais. Este texto analisa resultados de um projeto integrado voltado a gerar produtos inovadores em parceria com as Startups da ITL no âmbito do IFMaker Luzerna, a partir de oficinas e desafios criativos com alunos da rede pública de Luzerna entre 2021 e 2022. Como resultados, a realização de oficinas com centenas de estudantes, e a criação de quatro produtos inovadores demandados pelas Startups da ITL, concluindo-se ser real o potencial de impacto do laboratório no ecossistema local de inovação.</em></span></span></p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15555Encontros com mulheres em situação de vulnerabilidade social: relato de experiência em extensão2023-06-20T08:04:13-03:00Stella Gontijo Sant'Anna Vaz de Melo DORNELESstelladorneles@gmail.comBruna Antunes de Miranda PIRESbbrunamp@gmail.comEduarda de Oliveira TEIXEIRAeduardadeoliveirateixeira1@gmail.comIsabela Mie TAKESHITAisabela.takeshita@cienciasmedicasmg.edu.brMonica das Graças de AZEVEDOmonica.azevedo@cienciasmedicasmg.edu.br<p><em>O presente artigo visa apresentar os resultados do projeto de extensão nomeado “Ser Mulher” desenvolvido em Faculdade Privada de Medicina. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2022, com três encontros presenciais prévios à extensão para discussão da temática e organização das atividades extensionistas. Em sequência foram realizados três encontros em Instituição Não Governamental que recebe mulheres em situação de vulnerabilidade. Os temas abordados pelo projeto envolveram além da questão do que é ser mulher, mas principalmente a violência de gênero e a pobreza menstrual.</em></p>2023-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/16107Uso do Arco de Maguerez na concepção de uma educação em saúde sobre práticas integrativas e complementares2023-08-14T08:22:27-03:00Ideon Alves PIRES JUNIORideonjr@outlook.comAna Júlia Ferreira GOMESana.gomes1@ufu.brMônica Manzi FERNANDESmonicamanzi.enf@gmail.comGabriela Siqueira Araujo RAMOSgabsaraujo0103@gmail.comCarina Paulitsch OLIVEIRAcarinapaulitsch@hotmail.comGabriela da SILVAgabrielaluiza281179@gmail.com<p><em>Este estudo objetiva relatar a experiência do uso da Metodologia da Problematização com apoio do</em><br /><em>Arco de Maguerez no curso de graduação em Enfermagem, bem como os resultados alcançados. A experiência </em><em>se deu com 5 alunos de uma instituição de ensino superior pública, localizada em Uberlândia, Minas Gerais, </em><em>Brasil. Foram realizadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; </em><em>3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade. A vivência resultou na aplicação de uma ação </em><em>educativa e em uma educação continuada. Tal ação educativa focou na integralidade da assistência, à medida </em><em>que cooperou para um cuidado holístico, e agregou a todos os envolvidos conhecimentos de métodos</em><br /><em>alternativos para a promoção e para a prevenção de agravos da saúde mental e física por meio das práticas </em><em>integrativas e complementares.</em></p>2023-08-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15293Oficina de controle de qualidade de gorduras vegetais2023-05-15T09:19:34-03:00Talyssa VITORIANOvitorianotalyssa@gmail.comIsabella Ribeiro BARBOSAItsbellaribeiro@gmail.comAndreza Pereira MENDONÇAmendonca.andreza@gmail.comSylviane Beck RIBEIRO sylvianebeck@unir.br<p><em>Este relato aborda sobre atividades desenvolvidas durante a curricularização da extensão do projeto “Manejo de produtos não madeireiros: uso múltiplo de espécies amazônicas” realizada por graduandos da engenharia florestal do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, objetivando capacitar acadêmicos do curso de farmácia do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná para o efetivo controle de qualidade de óleos vegetais, por meio da realização de testes analíticos e interpretação de dados obtidos. Os participantes receberam treinamento teórico e desenvolveram atividades práticas para determinação dos teores de acidez e peroxidação de óleos. Houve participação interativa por parte dos discentes com o esclarecimento de dúvidas e contribuições empíricas sobre o tema. Constatou-se que a oficina viabilizou a capacitação de recursos humanos, complementando a formação acadêmica para prática e interpretação de testes de controle de qualidade em óleos e gorduras vegetais.</em></p>2023-06-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15132Educação em saúde sobre Zika, Chikungunya e Dengue2023-01-31T08:34:56-03:00Maria Julia ONOFREmaria.julia.onofre@gmail.comOlivia da Conceição TAVARESoliviatavares70@gmail.comLorena Leite de OLIVEIRAlorena_leite13@hotmail.comAnne Stefanny Paiva PAULINOstefanny_paiva@hotmail.comIasmin de Moura CARREIROiasmin.carreiro@ufu.brAdriely Soares de OLIVEIRAadrielysoares1612@gmail.comGeovanna Eduarda Silva OLIVEIRAgeovannaoliveira459@gmail.comManuely Furtado OLIVEIRAmanuelyfurtado@gmail.comAna Catarina de Castro NATALacastronatal@hotmail.comSophia Bertoldi VASCONCELOSsophiabertoldi2004@gmail.comPatrícia Costa dos Santos da SILVApatriciacosta@ufu.br<p><em>A educação em saúde sobre Zika, Chikungunya e Dengue é fundamental como uma medida para conscientização da população sobre a prevenção e o controle de tais arboviroses. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência dos autores na elaboração e na implementação de uma ação em saúde em um ambulatório localizado em um município do Triângulo Mineiro no Brasil. A ação educativa foi realizada no dia 8 de julho de 2022, com foco na conscientização da população presente no local, em relação ao Aedes Aegypti e às doenças que são transmitidas por esse vetor, com a finalidade de criar um espaço para o diálogo e para a troca de saberes. A ação foi desenvolvida por meio da metodologia da problematização com o uso das cinco etapas do arco de Maguerez. O planejamento dessa ação em saúde permitiu o desenvolvimento da capacidade de interagir com o público, a aquisição de habilidades e de competências como a comunicação, a capacidade de liderança e a tomada de decisão.</em></p>2023-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/14882Educação sexual: avaliação do conhecimento de adolescentes de uma escola do Vale do Jequitinhonha - MG2023-02-01T09:10:43-03:00Andressa Duarte de SOUZAandressa.duarte@ufvjm.edu.brMichelly Siman GLÓRIAmichelly.siman@ufvjm.edu.brGabriel Peixoto SANTOSgabriel.peixoto@ufvjm.edu.brVictoria de Paula PEREIRAvictoria.paula@ufvjm.edu.brAriel Castro Mendes SÁarielcastrosa1993@gmail.comAna Beatriz Barreto MARQUESana.barreto@ufvjm.edu.brMatheus Ribeiro MOREIRAmoreira.matheus@ufvjm.edu.brÍtalo Gustavo GONÇALVESgustavo.goncalves@ufvjm.edu.brJosé Francisco GONÇALVESjose.francisco@ufvjm.edu.brLissia Torres GABRIELlissia.torres@ufvjm.edu.brLuciana Fernandes Amaro LEITEluciana.amaro@ufvjm.edu.br<p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A adolescência é marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento em que se destacam diversas mudanças biopsicossociais. Frente a estas transformações, o desenvolvimento da sexualidade está intimamente ligado ao desenvolvimento integral do indivíduo. Nesse contexto, através de um diagnóstico situacional realizado por discentes de Medicina da Universidade, notou-se a defasagem no conhecimento em sexualidade dos adolescentes de uma escola estadual. O presente estudo objetiva comprovar essa deficiência educacional. Para tal, os discentes realizaram atividades educativas e interativas para avaliação. Os resultados comprovam que, apesar de certos conhecimentos corretos, há muitos mitos e inverdades que precisam ser desfeitos entre os adolescentes, a fim de trazer maior consciência corporal e sexual. Conclui-se, então, a necessidade de intervenções eficazes e educativas para adolescentes.</em></span></span></p>2023-02-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15560Adolescentes em conflito com a lei privados de liberdade em uma unidade no Distrito Federal: uma proposta de intervenção do cuidado em saúde mental2023-07-07T08:21:14-03:00Daniela Raguer Valadão de SOUZAdaniraguer@gmail.comWillamis Tenório RAMOSwillams.tr.love@gmail.comAmanda de Oliveira FONTENELESamanda-fonteneles@escs.edu.brStéphanie Louise Fonseca SOUZAtetilouise@gmail.comJanaina Rodrigues GERALDINIjanainarg@academico.ufs.brCarla Kalline Alves Cartaxo FREITAScarlakalline@gmail.comWaleska Batista FERNANDESwaleska.fernandes@escs.edu.br<p class="western"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>A adolescência caracteriza-se como um processo histórico-cultural, no qual o desenvolvimento humano é influenciado por vários fatores que atravessam as questões biológicas, psíquicas, culturais e sociais. Esta produção científica teve, como objetivo principal, pensar o espaço socioeducativo enquanto zona de reconhecimento do eu e de descoberta da autonomia, por meio de encontros terapêuticos. </em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de planejamento, construção e execução de intervenções sobre cuidado em saúde mental com adolescentes em Conflito com a lei,</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>desenvolvido na Unidade de Internação Recanto das Emas (UNIRE). Ao total foram planejados 11 encontros, tendo a participação de 16 adolescentes do gênero masculino que estavam admitidos na unidade. Observou-se que os encontros realizados podem ser considerados uma proposta de cuidado em saúde mental para adolescentes que estão em conflito com a lei e privados de liberdade no Distrito Federal.</em></span></span></span></p>2023-08-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15447Projeto de extensão núcleo de estudos antropolíticos: pandemia, desafios e política nas redes2023-04-27T08:09:57-03:00Cyntia Carolina Beserra BRASILEIROcyntiacarolina@uern.brTerezinha Albuquerque Cabral Neta BARROSterezinhacabral@uern.brLorena Silva da FONSECAlorenafonseca@alu.uern.brGianna Grasiella Maia da SILVAgiannagrasiela@alu.uern.brElany Lorrane Medeiros da SILVEIRAelanymedeiros@alu.uern.brPollyana Moura de OLIVEIRApollyanamoura@alu.uern.br<p><em>Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados das ações desenvolvidas no Projeto de Extensão Núcleo de Estudos Antropolíticos (NEA) nos períodos que compreendem 2020-2021. Com a pandemia e o isolamento social, o projeto se realizou através das redes sociais Instagram e Google Meet, mediante publicações e mini cursos online, refletindo sobre temas da política com o recorte etnográfico, contemplando pessoas de diversos seguimentos da sociedade e cidades do Nordeste. Tendo em vista a apresentação destes resultados, a metodologia será qualitativa com a utilização do recurso fotográfico e também sinaliza dados numéricos sobre os engajamentos na rede social oficial do projeto @nea.uern. Como resultados, observou-se que o NEA se fortalece através de sua adequação ao modo virtual, mantendo o compromisso de produção de conteúdo utilizando-se do ensino, pesquisa e extensão, em articulação planejada e se adaptando à realidade em contexto de pandemia e distanciamento social.</em></p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15954Extensão universitária: contribuições de palestras temáticas no processo formativo de professores de Química2023-07-05T11:29:02-03:00Kelly Batista de AZEVEDObatista.kba@gmail.comAline Samara Lima de JESUSsamaraaline823@gmail.comTed Wilson Pereira de OLIVEIRAotedioted@gmail.comPaula Raquel da Rocha SOARESpaularaquel.prrs@gmail.comMarcel Bruno Pereira BRAGAmarcelbraga@ufam.edu.brPaulo Rogério da Costa COUCEIROcouceiro35@gmail.comSidilene Aquino de FARIASsfarias@ufam.edu.br<p><em>Este trabalho tem como objetivo desenvolver atividades com os licenciandos em Química, tendo em vista aproximação com outros setores sociais, bem como outros espaços acadêmicos, tendo em vista uma compreensão da responsabilidade e compromisso social de sua profissão.</em><em> A equipe organizadora foi constituída por seis discentes dos cursos de Química, sendo realizado o levantamento dos interesses dos licenciandos, por meio de um formulário online. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes palestrantes e os discentes que assistiram às palestras. Além disso, também integrou o corpus da análise, os relatos dos discentes executores das atividades. Os resultados apontaram que o macrotema de maior interesse dos licenciandos foi “ciência, tecnologia e inovação” (24%), enquanto o macrotema “processos de globalização e política internacional” (0%) não despertou o interesse do licenciandos. A partir disso, foram organizadas oito palestras, presencial e remotamente.</em></p>2023-08-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15689Projeto arquitetônico participativo na Escola Nacional de Energia Popular – ENEP, em Viçosa-MG2023-06-23T08:34:55-03:00Josarlete Magalhães SOARESjosarlete.soares@ufv.brOtávio Danilo Zica ZICAotavio.zica@ufv.brVanessa Coelho Monte ALTOvanessa.nogueira@ufv.br<p class="western"><em>A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é uma instituição coordenada por um coletivo de movimentos sociais do campo e da cidade que tem como método pedagógico a educação popular, atuando como importante agente na inclusão social. Diante da necessidade de reformar a estrutura física e de construir novos ambientes, a coordenação da Escola resolveu iniciar um processo de planejamento de readequação dos espaços. A partir dessa demanda foi formalizada uma parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e iniciado o projeto de extensão. Por meio de reuniões mensais com a coordenação e os voluntários da Escola, foram realizadas oficinas fundamentadas em metodologias participativas de projeto arquitetônico, de modo que os usuários assumissem maior envolvimento nas decisões de projeto, reforçando laços de pertencimento e apropriação do espaço.</em></p>2023-08-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15622Telessaúde Covid: caracterização sociodemográfica, clínico-epidemiológica e indicadores do telemonitoramento em Viçosa-MG2023-06-27T14:22:22-03:00Brunnella Alcantara Chagas de FREITASbrunnella.freitas@ufv.brMara Rúbia Maciel Cardoso do PRADOmara.prado@ufv.brWilmara Lopes FIALHOwilmara.fialho@ufv.brBruno David HENRIQUESbruno.david@ufv.brLívia Pereira de SOUZAlivia.p.souza@ufv.brThais Souza DUTRAthais.s.dutra@ufv.brWilliam Carvalho Xavier LADEIRAwilliam.ladeira@ufv.brArthur Rezende GONÇALVESarthurrezendegoncalves@gmail.comClara Lacerda PARDINclaralpardini@gmail.comFrederico Alcantara Chagas de FREITASfredinho2004@gmail.comGabriela Barros de ASSISgabibda2014@gmail.comHenrique Carvalho MACIELhenrique.maciel@ufv.brLucas Macedo Pereira VIANAlucas.m.pereira@ufv.brLuna Lila Fernandes de FARIAluna.faria@ufv.brMaria Luisa Cruz ANDRADEmaria.l.luisa@ufv.brMarina Diniz DIASmarina.diniz@ufv.brMyrella Lacerda de FREITASmyrella.freitas@ufv.brOtávio Ferreira NUNESferreira.nunes.otavio@gmail.comRodrigo Alfonso Sanmartin AVARALÉrodrigo.aravale@ufv.brThales Nascimento de OLIVEIRAthales.nascimento@ufv.br<p class="western"><em>Em 2020, a Universidade Federal de Viçosa e a Gestão Municipal implementaram o projeto de extensão Telessaúde Covid para o enfrentamento da pandemia. O objetivo é fazer uma análise descritiva dos quatorze meses de atuação do projeto. Realizou-se análise descritiva da caracterização sociodemográfica, clínico-epidemiológica e indicadores do serviço. Foram atendidos 6.898 pacientes, predominando o gênero feminino e adultos jovens. Os sinais e sintomas mais frequentes foram cefaleia, tosse, coriza, dor de garganta, dor muscular e febre. O RT-PCR foi o teste realizado pela maioria e 31,6% dos pacientes foram positivos. O serviço concluiu o encerramento de 91,5% dos atendimentos. O Telessaúde Covid foi relevante para o contingenciamento da Covid-19, com número expressivo de atendimentos, e contemplou a missão social da universidade pública, transformando o modelo assistencial e</em> <em>reorientando o processo de formação e ação profissional de estudantes e profissionais de saúde.</em></p>2023-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/14937Guarda responsável, bem estar animal e zoonoses: trabalhando conceitos2023-01-19T09:43:42-03:00Laís de Albuquerque CARNEIROlais.albuquerque@edu.unirio.brYasmin Rocha de ALMEIDAyasminrocha@edu.unirio.brGiovana Tavares VECHIgiovanavechi@edu.unirio.brNaiara Rossato dos SANTOSnaiararossato@edu.unirio.brLio MOREIRAlio.moreira@unirio.brFernanda do Carmo SILVAcarmosilvaf@gmail.com<p><em>O convívio saudável com animais tem resultados benéficos para as crianças/adolescentes. No entanto, apesar do grande número de animais domiciliados cresce também o abandono gerando uma superpopulação de animais errantes e negligenciados, expondo a população a riscos de zoonoses e acidentes. O projeto objetiva expor os conceitos de bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses para crianças/adolescentes e professores do ensino fundamental.</em></p>2023-02-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15594Consumo alimentar, estado nutricional e nível de atividade física de mulheres idosas praticantes de exercício físico2023-05-23T09:01:53-03:00Amanda Karine da SILVAaakarines@gmail.comDalila Pinto de Souza FERNANDESdalilaf.ufv@gmail.comIsabella Antonia Soares da SILVAisabella.antonia@ufv.brMiguel Araujo CARNEIRO-JÚNIORmiguel.junior@ufv.brCeres Mattos DELLA LUCIAcmdellalucia@ufv.brAndréia Queiroz RIBEIROandreia.ribeiro@ufv.br<p><em>Objetivou-se avaliar o consumo alimentar, estado nutricional e nível de atividade física de mulheres idosas praticantes de exercício físico. O estudo é parte de um projeto de extensão voltado para atividade física para pessoas idosas. Foram analisados, além do consumo alimentar, o nível de atividade física, estado nutricional e adiposidade corporal de 45 mulheres. A média de idade das participantes foi de 67,8 anos (DP=6,04). Um elevado percentual (57,8%) estava com excesso de peso e 87,8% apresentaram elevada adiposidade, indicando risco de doenças associadas à obesidade. Observou-se consumo inadequado de gorduras monoinsaturadas, cálcio e vitamina B6. As elevadas frequências de excesso de peso, adiposidade elevada e inadequações do consumo alimentar observadas, evidenciam a importância de intervenções nutricionais associadas à prática de atividade física, na direção de um cuidado integral à saúde das pessoas idosas para melhor qualidade de vida dessa população.</em></p>2023-06-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15480Ações de extensão no contexto escolar: promovendo saúde mental para jovens do ensino médio2023-04-05T13:24:35-03:00Dária Maria Paiva FURTADOdariiamaria06@gmail.comMarcelle Naeli do Nascimento FONTENELESmarcellefont.enfer.jf@gmail.comNilciany Oliveira de SOUZAnilcianyoliveira@gmail.comMaria Stela Gomes de SOUSAstellagomes03@gmail.comAna Clara ARAGÃOalimaaragao@gmail.comEliany Nazaré OLIVEIRAelianyy@gmail.com<p class="western"><em>Ao serem consideradas exigências legais nos currículos da graduação, as práticas de extensão universitária foram reconhecidas como importantes fatores de contribuição para a formação acadêmica. Trata-se de relato de experiência acerca das ações realizadas em escola pública de ensino médio no município de Sobral, Ceará. Objetivou-se apresentar a experiência de ações de promoção de saúde mental no contexto escolar. A vivência foi desenvolvida por quatro acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, como requisito para o Módulo de Vivências de Extensão 1- Juventudes. As práticas foram realizadas com alunos da turma do 1° ano H, em que se contaram com diálogos sobre a importância da juventude, as drogas e a ansiedade, além da explanação acerca do aplicativo SerTão Bom. Os resultados obtidos possibilitaram entender as carências dos jovens participantes sobre os assuntos abordados. Por fim, destacou-se a relevância dessas interações com o público adolescente.</em></p>2023-04-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15442Dança e participação: o caso dos homens estudantes do curso de licenciatura em educação física UFV/CAF2023-03-09T08:57:39-03:00Bárbara Dias Diniz da COSTAbarbara.d.costa@ufv.brMarcília de Souza SILVAmarcilia.silva@ufv.br<p>Estereótipos sociais e culturais dificultam a participação masculina na dança. Desta forma, o presente<br />estudo tem como objetivos entender as limitações e motivações para a participação de estudantes homens do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (UFV-CAF) no Projeto Movimento e Saúde-#Dance/UFV e compreender as concepções de dança dos mesmos. Utilizou-se um questionário semiestruturado enviado via e-mail aos participantes, para posterior analise qualitativa das respostas. Apesar de muitos estudantes reconhecerem a importância de se trabalhar o conteúdo da dança, a falta de segurança se apresenta como barreira para que ministrem uma aula sobre o tema. Apesar de barreiras histórico-sociais, o preconceito não apareceu nos resultados como um fator limitante para maior parte dos entrevistados, levando a reflexão acerca de outras possibilidades, como a divulgação do projeto e o horário que o mesmo ocorria, no contraturno do curso.</p>2023-03-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15381O papel social da leitura: reflexões a partir da oficina “Leitura no Colo” no município Lagoa Salgada/RN (Trilhas Potiguares 2022)2023-04-28T08:17:26-03:00Eduardo Cristiano Hass da SILVAeduardohass.he@gmail.comIasmim Tereza Silva de Oliveira PINHEIRO iasmimpinheiro_26@hotmail.com<p><em>Dentre os municípios participantes do Programa de Extensão Universitária Trilhas Potiguares, no </em><em>ano de 2022, encontra-se o de Lagoa Salgada, que recebeu a equipe do programa entre os dias 31 de julho e 7 </em><em>de agosto de 2022. Nesse sentido, este relato de experiência analisa as reflexões construídas a partir da oficina </em><em>“Leitura no colo”, construída de acordo com as demandas voltadas para a área da Educação, a qual teve como </em><em>objetivo fomentar a prática de leitura dentro das escolas com os responsáveis dos alunos. Essa experiência </em><em>promoveu a reflexão sobre o papel social da leitura e de que forma ela contribui com a formação inicial das </em><em>crianças, ao mesmo tempo em que possibilitou às trilheiras e aos trilheiros compreenderem a extensão </em><em>universitária de forma não-assistencialista, interprofissional e interdisciplinar, de significativa importância </em><em>para uma formação cidadã.</em></p>2023-05-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15781Pesquisa-ação-formação com jovens rurais: contextos, caminhos e achados2023-07-05T11:45:57-03:00Edeilson Brito de SOUZAedeilsonbritoebs@gmail.comDione Costa SANTOSdione_sha@hotmail.comGlauciane Pereira dos SANTOSglauciane1126@gmail.comHeron Ferreira SOUZAheron.souza@ifbaiano.edu.brAntonio José de SOUZAtonnysouza@gmail.com<p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>As juventudes rurais têm tensionado a criação de políticas públicas para se pensar o “campo com gente”, emergindo discussões como a permanência do jovem no campo, Agroecologia, Economia Solidária e Educação do Campo. O objetivo, aqui, é discutir sobre as ações desenvolvidas durante um projeto de iniciação científica focado no fomento de processos formativos com jovens rurais. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação e o público os jovens da comunidade rural Alto Isabel. A intervenção consistiu em: realização de um intercâmbio de experiências e oficinas em territórios educativos do campo; construção de horta coletiva e realização de entrevistas. Os jovens apresentaram forte pertencimento ao campo, mas uma tendência de afastamento com a produção na terra. Assim, torna-se importante a realização de ações formativas que reflitam sobre o projeto de vida dos jovens rurais, abarcando as diferentes possibilidades de trabalhar, profissionalizar e viver no campo.</em></span></span></p>2023-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15659WebCiência como estratégia de articulação entre comunicação científica e extensão universitária2023-05-23T08:55:40-03:00Lívia Flório SGOBBIlivia_sgobbi@ufg.brVanessa Gisele Pasqualotto SEVERINOvanessapasqualotto@ufg.brMartin Schwellberger BARBOSAmartin_barbosa@ufg.brAlan Dumont CLEMENTEalan.clemente@ifg.edu.brJoão Vitor Fernandes PAIVAjoaoouvittor97@discente.ufg.brPedro Henrique FERRIpedro_ferri@ufg.br<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>As plataformas digitais de comunicação tornaram-se imprescindíveis como ferramentas para estreitar a comunicação entre a universidade e a comunidade externa. Este artigo relata o uso do YouTube</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><sup><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>®</em></span></span></sup></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> na ação de extensão WebCiência IQ-UFG realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), analisando métricas de alcance social nas comunidades interna e externa à instituição. Os webinários promovidos tiveram um perfil amplo, com destaque para aqueles de cunho geral, associados à temática Ensino & Sociedade, e aos de fronteira da Química, em especial na área da saúde. As visualizações e</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"> likes</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em> não apresentaram diferenças significativas entre as modalidades de ensino remoto e presencial, com uma tendência de substituição de participantes internos à UFG por um público externo no ciclo de webinários após o retorno às atividades presenciais. A ação comprovou seu caráter extensionista, pois em todos os webinários houve a participação do público externo (todos os estados brasileiros e outros países).</em></span></span></span></p>2023-07-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/14988Cenas de racismo na escola: discursos dos/as jovens do Sertão do Pajeú2023-02-01T09:08:17-03:00Maria Marcia da SILVAmarcyahonoratto@gmail.comJosé Willian de Souza SILVAwillianeduc.ensino@gmail.comRoseane Amorim da SILVAroseaneamorims@gmail.com<p class="western"><em>Este estudo buscou realizar reflexões sobre episódios de racismo que acontecem nos contextos </em><em>escolares, sejam estes realizados por discentes e/ou docentes. Foi realizado em uma escola pública de Serra </em><em>Talhada - PE, desenvolvido em duas etapas: A primeira, voltada a investigação do perfil dos/as jovens </em><em>participantes e as práticas de racismo sofridas e/ou presenciadas no contexto escolar. Na 2ª etapa, realizamos 4 </em><em>rodas de conversa, de modo online. As rodas foram analisadas uma a uma através da análise temática, </em><em>considerando os marcadores sociais que se interseccionam com raça, gênero e classe. As práticas racistas são </em><em>reproduzidas por discentes e docentes e se fazem presente na linguagem, na forma de se referir aos estudantes, e </em><em>através do que alguns compreendiam como “brincadeira”, “piadas”. Uma questão que se destacou e apareceu </em><em>em todas as rodas de conversa foi o preconceito em relação ao cabelo, e, sobretudo as jovens, sendo alvo de </em><em>xingamentos e apelidos.</em></p>2023-02-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttps://beta.periodicos.ufv.br/elo/article/view/15503Expediente2023-03-09T15:01:33-03:00Admin Revista ELOelo@ufv.br2023-03-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão