Abordagem ativa para o estudo de diagrama de fases eutético nos cursos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss3pp12606-01-13ePalavras-chave:
Diagrama de fases eutético. Difração de raios-X. Metalografia.Resumo
O presente trabalho apresenta um modo de tornar o assunto de diagrama de fases menos teórico e mais desafiante para alunos do curso de engenharia mecânica. Ele é baseado na aprendizagem ativa, ou seja, os alunos são instados a conhecer o diagrama de fases eutético por meio de dois experimentos: a difração de raios-X e a caracterização por metalografia. No primeiro, os alunos devem obter um difratograma e utilizar a análise de Rietveld por meio de software específico para a determinação da fração mássica de três diferentes ligas eutéticas. Em seguida, eles devem comparar esses resultados com aqueles apresentados pelo diagrama de fases teórico após cálculo da regra da alavanca. No segundo, os alunos devem usar um software de análise de imagens para a determinação da fração em área das fases presentes e comparar os resultados com o diagrama de fases teórico, levando em conta as densidades das fases presentes para que a comparação seja possível. Os alunos foram entrevistados ao final das aulas e apreciaram o fato de os experimentos, acrescido do uso dos softwares, terem permitido o entendimento do diagrama de fases de um modo no qual eles são os principais atores de seu próprio aprendizado.
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