Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss4pp13246-01-06ePalavras-chave:
Gamificação, Estratégia, Metodologia ativaResumo
O presente trabalho completo é um estudo de caso que busca evidenciar a importância da metodologia ativa de gamificação para o ensino de ciências da natureza. O universo dos jogos e das mídias digitais é muito presente na vida dos estudantes que compõem o ensino fundamental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência da gamificação como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado um processo de intervenção, embasado em delineamento qualitativo na metodologia ativa de gamificação, com um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa que visa articular a educação básica com o ensino superior, inserindo licenciandos em escolas públicas localizadas em áreas periféricas. Sendo assim, os bolsistas utilizaram os fundamentos dessa formação para gamificar três (3) sequências didáticas, que anteriormente foram aplicadas de modo convencional. O rendimento das sequências didáticas gamificadas apontaram a necessidade de intensificar constantemente a prática docente com a utilização das metodologias ativas, pois garantem que o ensino seja um processo mais dinâmico e a relação professor/aluno seja uma consequência de positividade para ambas as partes no resultado da aprendizagem significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.