Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss6pp14609-01e

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Criptografia, Funções Polinomiais de grau n

Resumo

Uma das primeiras dificuldades deparadas, por professores e pedagogos na educação básica, é deliberar quais estratégias necessitam ser mantidas no desígnio de proporcionar práticas educativas hábeis e motivadoras no aprendizado de matemática. Esse artigo objetivou sugerir uma prática pedagógica vinculada a uma ferramenta matemática de codificação e descodificação de mensagens para alunos que estejam entre o final do ensino fundamental e o início do ensino médio. A ideia central é apresentar um modelo de criptografia por funções polinomiais de grau n, de modo que duas pessoas, sujeito A e sujeito B, possam se comunicar sem a intervenção de um terceiro sujeito C. O conceito de criptografia nasceu precisamente dessa necessidade de se remeter mensagens, com total segurança, entre dois ou mais agentes. Espera-se que este artigo possa contribuir para o debate desta extraordinária demanda no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica – a utilização de novos conteúdos que permitam aproximar o conhecimento matemático, por meio de atividades que provoquem motivação para seu aprendizado, entre os envolvidos.

 

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

Pontes, E. A. S., Silva, B. H. M. dos S., Oliveira, E. G. de ., & Lira, L. L. e. (2022). Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(6), 14609–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss6pp14609-01e

Edição

Seção

General Articles