Estudo experimental do leiaute de disposição dos materiais de absorção sonora em uma sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss10pp14858-01iPalavras-chave:
Acústica Ambiental, Layout, Atividade experimentalResumo
O seguinte trabalho tem como objetivo geral investigar a disposição dos materiais de absorção sonora em salas de aula, através dos parâmetros acústicos obtidos. As salas de aula têm como função a promoção da aprendizagem através da comunicação oral e da audição. Assim, uma das principais propriedades físicas que determinam o sucesso desta função é a qualidade acústica das salas de aula. A inteligibilidade da fala é um dos parâmetros mais relevantes e pode ser melhorado minimizando o ruído e reduzindo a reverberação. Uma tática para diminuir a reverberação de uma sala é o amortecimento das ondas sonoras, utilizando materiais absorventes como: cadeiras acolchoadas, cortinas, carpetes e painéis de absorção sonora (PAS). No entanto, a influência do posicionamento dos elementos, principalmente dos PAS, é pouca estudada. Para a realização os experimentos das posições com as PAS, utilizamos o Laboratório de Mecânica Aplicada (LabMEC), localizado na UFG. Baseado na ISO 3382-2 foram selecionados 2 e 3 pontos distintos para a fonte sonora e receptor, respectivamente, 5 configurações de quantidade de PAS e 3 posicionamentos dos PAS, resultando em um experimento fatorial completo geral com 4 fatores. Os testes foram feitos variando de zero a quatro PAS, sempre em diferentes posições. Os dados obtidos foram analisados pela técnica da análise de variância (ANOVA), almejando identificar os fatores mais significativos para o desempenho acústico do ambiente. Devido ao efeito dos PAS no amortecimento do som, espera-se que quanto maior quantidade de painéis, melhores serão os parâmetros acústicos. Além disso, a comparação dos leiautes quanto à disposição dos painéis, possibilitará a elucidação de quais posições melhorarão o tratamento acústico em salas de aula. Ao final, através da ANOVA será possível concluir que o desempenho acústico de uma sala de aula pode ser melhorado considerando outros fatores além da quantidade de PAS.
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