Uso do Arduino para Monitoramento da Qualidade do Ar em Ambientes Fechados

Autores

  • Felipe Macedo Freitas Siqueira Universidade Federal Fluminense, Brazil https://orcid.org/0000-0003-0237-8245
  • Lizandro de Sousa Santos Universidade Federal Fluminense, UFF

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss11pp15050-01e

Palavras-chave:

Arduino. Aprendizado de Máquina. Controle de Processos.

Resumo

Neste trabalho, um protótipo foi desenvolvido para avaliar a qualidade do ar em ambientes internos usando um sistema Arduino. O sistema é baseado na medição do nível de luz, concentração de fumaça, temperatura e umidade do ar. Foi proposto um índice de conforto térmico (ICT), onde foi desenvolvida uma escala de 0 a 1 com base na média ponderada dos índices individuais. Outra abordagem, baseada em redes neurais artificiais, foi formulada na qual os parâmetros foram utilizados como argumentos de entrada da rede e o ICT foi usado como variável de saída. A resposta dos dois modelos foi comparada, onde foi possível observar que os valores de ICT calculados pela rede neural foram consideravelmente próximos dos valores obtidos pelo modelo determinístico, com erro médio quadrático de 1,73 ?10-5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandro de Sousa Santos, Universidade Federal Fluminense, UFF

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Engenharia Química na COPPE/UFRJ (2014) na área de otimização de processos, otimização dinâmica e controle ótimo. Trabalhou durante 6 anos como engenheiro químico na Fundação Coppetec em projetos da Petrobras envolvendo majoritariamente implantação de Controle Preditivo Multivariável (MPC) em Refinarias/Unidades de produção de gás (UPGNs), Óleo e Plantas de Produção de Uréia. Simulação em Tempo Real utilizando modelos simplificados (redes neurais) e rigorosos, Identificação e Análise de Processos. Adicionalmente possui mestrado em Tecnologia de Processos Químicos pela Escola de Química - UFRJ (2009) na área de simulação (utilizando fluidodinâmica computacional) e otimização da processos de polímeros reforçados. Pós graduado em Engenharia de Petróleo pelo Departamento de Engenharia Naval/ Coppe-UFRJ (2009) e Técnico em Eletroeletrônica/Informática pelo CEFET (2000). (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Siqueira, F. M. F., & Santos, L. de S. (2022). Uso do Arduino para Monitoramento da Qualidade do Ar em Ambientes Fechados. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(11), 15050–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss11pp15050-01e

Edição

Seção

General Articles