PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL A PARTIR DA CARBONIZAÇÃO DE CAPIM ELEFANTE (Pennisetum purpureum Schum.)
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1114-1117Palavras-chave:
Biomassa, Pirólise, Biocombustível.Resumo
Pesquisadores e grandes empresas vêm buscando alternativas energéticas que possam diminuir a dependência e utilização de combustíveis de origem fóssil. Nesse sentindo, aponta-se o uso da biomassa como uma fonte renovável energética muito promissora e dentre elas destaca-se o capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.). Seguindo essa vertente da tecnologia de biocombustíveis, neste trabalho foi realizada a transformação do capim elefante in natura até a obtenção do carvão, utilizando uma temperatura de carbonização de 450°C. Posteriormente, realizaram-se caracterizações do material que permitiram o estudo de suas propriedades físico-químicas, tais como análise química imediata, poder calorífico e tensão de ruptura. Os resultados corroboram para a aplicação do carvão obtido como um combustível promissor.
Downloads
Referências
CARVALHO, G. B. Caracterização da produção de biomassa de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum.), cv. Cameroon, em função da adubação nitrogenada e irrigação em região semiárida. 2014. 179 f. Tese (Doutorado - Ciências. Área de concentração: Irrigação e Drenagem). Piracicaba, 2014.
MAGALHÃES, M. A. Produção Caracterização de Pellets de Capim elefante (Pennisetum purpureum Schum). 2014. 35f. Trabalho (Conclusão de curso- Engenharia Florestal)- Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2014.
MENDES, M. G.; GOMES, P. ?.; OLIVEIRA, J. B. Propriedades e Controle de Qualidade do Carvão Vegetal. Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC. Produção e utilização de carvão vegetal. 1982. [Série de Publicações Técnicas, 6:75-89].
QUINTANILLA, J. E. A.,Reatividade ao CO2 de Carvões Minerais de Biomassas e Coques. 2012. 18 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.