SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS IES DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss1pp0015-0022Palavras-chave:
Qualidade no Ensino Superior. Sistemas de Avaliação. Unioeste. UEPGResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar os sistemas de avalição da qualidade no ensino superior adotados pelas Universidades Estaduais, Unioeste e Uepg. A partir de uma abordagem qualitativa, com características descritivas, tendo como fonte principal de evidências, documentos institucionais, e com aplicação da análise de conteúdo foi possível elaborar uma análise comparativa baseada no modelo proposto por Cunha (2011), o qual é constituído por cinco categorias, sendo: Qualidade da Instituição; Qualidade do Corpo Docente; Qualidade do Corpo Discente; Qualidade do Currículo; Práticas Pedagógicas; e Avaliação. A partir dos pressupostos elencados pelo modelo adotado, os aspectos inerentes as “práticas pedagógicas” e a “avaliação”, não estão contemplados pelos sistemas avaliativos implantados pelas IES. As evidências sugerem que ambos os sistemas apresentam características de avaliação baseada em modelos regulatórios, que buscam garantir o cumprimento das regras de funcionamento preestabelecidas para o sistema. A análise sugere ainda que ambos os sistemas não são convergentes com modelos de avaliação educativos ou formativos, pois são sistemas que não apresentam características com ênfase na análise qualitativa e não incentivam o envolvimento de todos os segmentos das instituições na construção e execução do processo.