CARACTERIZAÇÃO DE FRUTOS DE JABUTICABA ‘SABARÁ’ PROVENIENTES DA REGIÃO DE JATAÍ-GO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10087Palavras-chave:
Myrciaria jaboticaba, qualidade de fruto, antioxidantesResumo
Nativa do centro sul do Brasil, a jabuticabeira é encontrada desde o estado do Pará até o Rio
Grande do Sul, mas a maior produção está concentrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Pertencente à Família Myrtaceae, a jabuticaba ‘Sabará’ (Myrciaria jaboticaba (Vell) Berg) ocorre com maior frequência, sendo a espécie mais consumida. A fruta possui alto valor nutricional com fonte significativa de água, carboidratos, fibras alimentares e vitamina C. Objetivou-se com este trabalho avaliar as características físicas e químicas de jabuticabas ‘Sabará’ provenientes de três procedências da região de Jataí. Os frutos foram colhidos em novembro de 2018. Para cada procedência foram selecionados e avaliados 100 frutos quanto aos parâmetros: comprimento, diâmetro, formato do fruto através da relação comprimento/diâmetro, massa de frutos, rendimento de polpa, teor de sólidos solúveis, acidez titulável, teor de vitamina C, relação teor de sólidos solúveis/acidez titulável e coloração da epiderme e da polpa quanto as coordenadas: L*, C* e ho. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, contendo três tratamentos: procedência 1, 2 e 3 de jabuticabeira ‘Sabará’, com 10 repetições e 10 frutos por parcela. As médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott, adotando-se o nível de 1% de probabilidade. A procedência 1 obteve os melhores valores para as variáveis comprimento, diâmetro, massa fresca de frutos e rendimento de polpa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.