DESENVOLVIMENTO DE RÚCULA COM ÁGUA DE REÚSO EM SISTEMA HIDROPÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v10i1.10258Palavras-chave:
Eruca sativa L., água residuária, hidroponia, sustentabilidade.Resumo
A busca por fontes alternativas de água para a agricultura torna o uso de efluentes de esgotos tratados na agricultura uma estratégia importante para atingir a sustentabilidade. Assim, o objetivo foi avaliar o desenvolvimento de rúcula em sistema hidropônico utilizando água de reúso como fonte alternativa de água e nutrientes. O experimento foi realizado no Centro Universitário UNISEP, no município de Dois Vizinhos - Paraná, em casa de vegetação. O sistema hidropônico adotado foi o NFT e contou com quatro tratamentos: 1) uso de água de poço artesiano (100%) + fertilizante mineral, 2) uso de 100% água de reúso tratada + fertilizante mineral 3) uso de 50% de água de reúso tratada e 50% de água de poço artesiano + fertilizante mineral e 4) uso de 25% de água de reúso tratada e 75% de água de poço artesiano + fertilizante mineral. O delineamento experimental foi aplicado foi de 5 blocos distribuídos ao acaso. Avaliou-se o comprimento da raiz e da folha, massa fresca da raiz, parte aérea e total da planta e o número de folhas. A utilização da água de reúso não apresentou mortalidade a rúcula, porém diminuiu seu desenvolvimento em diversos parâmetros (comprimento da raiz, comprimento das folhas, massa fresca parte aérea e massa fresca total), porém, a água de reúso com 25% melhorou o desenvolvimento do número de folhas da rúcula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.