CARACTERÍSTICAS DE SOLO E DENSIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DA SOJA
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10687Palavras-chave:
fertilidade do solo, Glycine Max, plantio diretoResumo
A densidade de semeadura da soja e a boa fertilidade do solo são fatores essenciais à sustentabilidade da produção agrícola. Objetivou-se avaliar a influência de características químicas de solo e densidade de semeadura no crescimento inicial e componentes de produtividade da cultura de soja. O experimento foi conduzido no município de Laguna Caarapã, MS, em um Latossolo vermelho distroférrico utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial 2x3, sendo os fatores: dois tipos de solos (maior e menor fertilidade) e quatro densidades de semeadura (10, 12, 14 e 16 sementes por metro) com 4 repetições. Foram analisados o crescimento inicial, as características agronômicas e a produtividade da soja. Os dados das avaliações foram submetidos à análise de variância e de regressão. Houve diferença de características de solo e densidade de semeadura em relação à produtividade de grãos. Com o incremento da densidade de plantas, menores o número de ramificações e vagens por planta. Ocorre maior produtividade de grãos no solo mais fértil, onde houve também maiores número de ramificações por planta e massa de 100 grãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.