RESPOSTA DO FEIJOEIRO E DO TRIGO A LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOLO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10721Palavras-chave:
Compactação do solo;, Deficiência hídrica;, Evapotranspiração;, Phaseolus vulgaris;, Triticum aestivumResumo
As lâminas de água aplicada e as características físicas do solo são propriedades que, isolados ou não, podem influenciar no desenvolvimento morfofisiológico e produtivo das culturas agrícolas. O objetivo do trabalho foi avaliar a resposta da cultura do feijão (cultivar BRS FC 104) e do trigo (cultivar BRS 404), submetido a diferentes lâminas de irrigação e condições do solo. O cultivo de feijão e trigo foi conduzido no município de Rio Verde, Goiás, em vasos, em condições de campo, em delineamento blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial 5 x 3, sendo cinco níveis de lâminas de irrigação (50%, 75%, 100%, 125% e 150% da evapotranspiração da cultura (ETc)) e três condições de solo (compactado, não compactado e não compactado com palhada), com três repetições. As avaliações foram realizadas quinzenalmente. Na cultura do feijoeiro foi avaliado a emergência, diâmetro do caule, altura de planta, comprimento e largura foliar, número de vagens, número e massa de grãos. Na cultura do trigo foi avaliado a emergência, número de perfilhos, altura de planta, peso de raiz fresca e seca e massa fresca. Ambas as culturas apresentaram melhor desempenho quando cultivadas em solo descompactado com palhada. O incremento das lâminas de irrigação acima de 100% não promoveu ganhos adicionais para as culturas. Lâminas de irrigação inferiores a 100% (75% e 50% da ETc) prejudicaram o desenvolvimento da cultura do feijão e do trigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.