A mulher como produto de satisfação masculina na pornografia: uma análise histórico-social
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp17001-17014Palavras-chave:
Pornografia. Mulher. Estereótipos. Feminismo.Resumo
O presente artigo, tem como proposta apresentar a percepção da sociedade brasileira sobre o que é “ser mulher”, e sobre como esses estereótipos são reproduzidos nas mídias pornográficas, entendendo esse processo como uma construção social que acontece dentro de um sistema machista violento. A construção histórico-social do pornô foi descrita, englobando a era das revistas e fotografias, o avanço tecnológico com o cinema, o VHS, o DVD e, mais atualmente, a internet, podendo perceber o feminino sendo colocado nas mídias sempre de forma submissa e extremamente estereotipada. Além disso busca-se, também, apresentar um panorama das vertentes feministas que apoiam e reprovam a indústria pornográfica e como estas se posicionam com o fato de mulheres serem colocadas como produto comercializado para homens. Se caracteriza como um estudo bibliográfico, exploratório e descritivo, baseado em artigos científicos, livros e entrevistas relacionadas com a temática. Apesar de pouco ser discutido abertamente sobre a pornografia, ela é consumida por uma grande parcela da população e utilizada por muitos como “educadora sexual” sobre aqueles que não detém conhecimentos básicos em relação ao sexo. Já que em uma sociedade patriarcal, machista, misógina e sexista, dificilmente estas práticas serão reconhecidas como problemáticas para a vida das mulheres, em um meio que é voltado apenas para o prazer do público masculino. Por fim, é necessário que outras ciências, como a Psicologia, se apropriem ainda mais dessa discussão para que continue promovendo cuidado e suporte emocional para mulheres que vivenciam violências decorrente do machismo.
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