Violência simbólica de gênero: estudo comparativo sobre o ambiente acadêmico em escolas de educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp10422-01-10ePalavras-chave:
Mulher, Ambientes Educacinais, Violência Simbólica, Relações de PoderResumo
Este artigo tem por objetivo trazer um breve estudo comparativo sobre o cenário da violência simbólica de gênero em ambientes educacionais brasileiros, mais precisamente em escolas federais de educação profissional e tecnológica. Foram escolhidos um TCC, uma dissertação e um artigo para o estudo comparativo, para averiguar se a violência se manifesta ou não em contextos educacionais e como é enfrentada pelas mulheres para se manterem na trajetória de formação escolhida/ profissão. Os cenários escolhidos foram instituições de dois estados do Nordeste- Universidade Federal da Bahia- UFB e Universidade Federal do Ceará- UFC e duas da região Sul do país, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR e o Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC. A escolha dos locais se justifica pela possibilidade de se comparar regiões diferentes do país verificando se esses comportamentos dependem ou não de cultura local. A partir da teoria sobre Violência Simbólica de Gênero, essas pesquisas trouxeram questões interessantes sobre as mais diversas formas de violência sofrida pelas mulheres. Por instrumentos foram utilizados o levantamento de pesquisas bibliográficas e o estudo comparativo de dados. A pesquisa é exploratória, de cunho qualitativo e o método é o dialético. O resultado nos mostrou claramente a presença da violência simbólica de gênero em ambientes acadêmicos. Mostrou-nos ainda que temos muita luta pela frente para conscientizar a sociedade sobre mudanças nessa relação social, que traz embutida relações de poder entre os sexos, distribuídas de forma desigual, cabendo sempre à mulher uma posição subalterna na organização social.
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