Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares: diálogos sobre a deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss1pp05001-05018

Palavras-chave:

Cultura escolar. Culturas juvenis. Deficiência. Modelo médico. Modelo social.

Resumo

O artigo reflete acerca do direito à educação das pessoas com deficiência, particularmente no seu percurso escolar e nas dinâmicas de sociabilidade e possibilidades de aprendizagem. A questão da deficiência, na sua interface com a obrigatoriedade de educação escolar, tem sido tema de numerosas políticas públicas desde a Constituição Federal de 1988, mas os resultados dessas políticas ainda estão longe de mostrar um bom desempenho. Assumimos que as chances de reconhecimento e de aprendizagem derivam de complexas articulações entre quatro grandes construtos teóricos e com implicações nas práticas e modos de lidar com a deficiência: a cultura escolar, as culturas juvenis, o modelo médico e o modelo social da deficiência. O artigo apresenta esses quatro construtos, discutindo suas origens e configurações de modo breve, e os toma como ferramentas para ajudar a pensar diretrizes educacionais inclusivas. A partir de cenas oriundas de projetos de pesquisa que realizaram etnografia em escolas, ensaia considerações sobre as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas trajetórias escolares.

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Publicado

2021-01-02

Como Citar

Silva Júnior, E. M. da ., & Seffner, F. (2021). Entre duas culturas e dois modelos nos espaços escolares: diálogos sobre a deficiência. REVES - Revista Relações Sociais, 4(1), 05001–05018. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss1pp05001-05018

Edição

Seção

General Papers/Artigos