A importância dos jogos cooperativos no ambiente escolar

Autores

  • Paulo Roberto Barbosa dos Santos Faculdade Pitágoras, Teixeira de Freitas, BA
  • Alexsandro Santos da Silva INTERVALE https://orcid.org/0000-0001-8582-8381

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0251-0261

Palavras-chave:

Jogos cooperativos. Ambiente escolar. Educação física.

Resumo

Diante as tantas problemáticas como intolerância, falta de respeito, atos violentos, problemas psíquicos existentes dentro da Unidade Escolar, foi desenvolvido este trabalho com o objetivo de compreender o processo participativo dos alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Alda Nunes Santos, buscando introduzir e demonstrar a importância dos jogos cooperativos no contexto escolar. Teve como metodologia a inserção de jogos cooperativos nos planejamentos das aulas de Educação Física, buscando acompanhar a participação dos alunos nesta mudança de métodos das aulas, aulas com jogos competitivos para cooperativos. Dos jogos existentes na Unidade Escolar, foram levantados muitos jogos com centralidade competitiva, a saber: Jogos como corrida de revezamento, pega-pega de corrente, vôlei e futsal e coelho sai da toca, o foco do estudo consistiu em adaptar as atividades, buscando inserir abordagens cooperativas. Durante o ano letivo foi perceptível a mudança dos alunos, a interação dos mesmos com os demais colegas.  Mesmo sendo uma ótima alternativa para dos Professores de Educação Física, o uso desses jogos, é necessário ser cauteloso e ter uma diversificação desses jogos nos planejamentos para que não sejam desconfortáveis e monótonos o seu uso, pois assim os alunos poderão ter estímulo, tendo como resultado a participação de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Santos, P. R. B. dos, & Silva, A. S. da. (2020). A importância dos jogos cooperativos no ambiente escolar. REVES - Revista Relações Sociais, 3(3), 0251–0261. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0251-0261

Edição

Seção

General Papers/Artigos