Educação infantil e educação em direitos humanos: a construção de uma cultura de paz desde o nascimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp11446-01-15e

Palavras-chave:

Educação infantil. Educação em direitos humanos. Cultura de paz. Dignidade humana.

Resumo

O presente artigo discute Educação Infantil e Educação em Direitos Humanos e tem como objetivo apresentar proposições relativas à defesa de que a educação em direitos humanos deve se configurar desde a educação infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico que traz uma contextualização sobre direitos humanos, considerando avanços e retrocessos. A investigação estabelece uma relação entre direitos humanos e educação como possibilidade para pensar o direito à educação como caminho para educar para a paz. Além disso, discute a educação em direitos humanos como categoria potente para a construção de uma cultura dos direitos humanos e apresenta algumas considerações sobre isso, a partir da educação infantil. Conclui-se que o contato da criança, desde os primeiros anos de vida, com saberes, experiências, exemplos e atitudes que afirmam a dignidade do outro, os valores da igualdade e da diferença, da fraternidade e da coletividade, da liberdade e da ética, poderá trazer contribuições significativas para a construção de uma nova cultura.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Santos, J. B. dos, Lopes, F. R. ., & Santos, F. de J. . (2021). Educação infantil e educação em direitos humanos: a construção de uma cultura de paz desde o nascimento. REVES - Revista Relações Sociais, 4(2), 11446–01. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp11446-01-15e

Edição

Seção

General Papers/Artigos