Percepções e expectativas dos formadores e formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp12375-01-15ePalavras-chave:
Formação de professores, Expectativas, Prática docente, EnsinoResumo
Este estudo, de carácter exploratório e descritivo, foi desenvolvido com recurso ao paradigma interpretativista, seguindo uma abordagem qualitativa, integrando 54 participantes, distribuídos por dois grupos distintos: (i) formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene e (ii) formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene. O presente artigo tem como objectivo debater as percepções e expectativas dos formadores e formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de Formação de professores do ensino primário e educadores de adultos. As vozes dos sujeitos entrevistados, dos grupos de formadores e formandos, sinalizam que há percepções e expectativas específicas de cada grupo que são vistas em ângulos diferentes. Os formadores estão conscientes da pressão que existe sobre o sistema educativo moçambicano, daí que no processo de ensino e aprendizagem demonstram muita preocupação com a qualidade do produto final a apresentar à sociedade. Entretanto, os formandos participantes neste estudo são unânimes no elogio ao desempenho profissional e à actuação dos seus formadores. Neste contexto, um grande desafio é colocado ao Instituto de Formação de Professores de Chongoene para preparar profissionais competentes, reflexivos, proactivos orientados para a profissionalização da actividade docente o que pressupõe a adaptação da sua cultura organizacional à administração e gestão de um curso flexível.
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